9 de novembro de 2024
Desde outubro que vários trabalhos de orientação estão ocorrendo no município abrangendo diversos públicos / Foto: Divulgação
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – Termina neste sábado, 9, a sexta edição da Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal, realizada pela A Secretaria de Saúde da São Sebastião do Paraíso.
Várias ações de conscientização e orientação a população estão sendo realizadas junto à comunidade, com atividades nas escolas e empresas. Para o encerramento será realizado na Praça Comendador José Honório (Matriz), no período entre 10h e 12h, diversas atividades, inclusive com exames preventivos, atividade que visa marcar o Dia D da Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Bucal.
Conforme informações da prefeitura, o trabalho está sendo desenvolvido com a participação da equipe da Rede de Atenção Bucal. A iniciativa visa alertar e prevenir esse tipo de câncer, que é um dos mais comuns, especialmente entre homens acima de 40 anos. A iniciativa destaca-se como um marco na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e o desenvolvimento de trabalho preventivo para evitar a evolução dos casos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são várias ações sendo desenvolvidas durante a semana junto com a comunidade. Além de escolas do município, onde é realizado um trabalho lúdico, as ações também ocorrem em empresas de grande porte com a visitação das equipes técnicas.
Também estão ocorrendo atividades promovidas pela equipe estão palestras nas salas de espera das Unidades de Saúde da Família, fábricas e diversos setores da prefeitura. Nestes locais, além da distribuição de panfletos informativos, ocorre a realização de exames clínicos orais e orientações sobre a correta execução do autoexame.
O câncer de boca está entre os 10 tipos de tumores mais comuns entre os homens no Brasil, podendo afetar gengivas, bochechas, lábios, céu da boca, língua, região inferior da língua, amígdalas e garganta. Por isso, é fundamental que os homens, principalmente aqueles acima de 40 anos que consomem bebidas alcoólicas, são tabagistas ou têm alta exposição à radiação solar, realizem o exame preventivo para evitar complicações decorrentes de uma possível incidência da doença.
A rede de saúde bucal do município promoveu em outubro a 2ª Semana de Promoção da Saúde Bucal Infantil. O evento levou a crianças do município, de forma lúdica e divertida, a importância do cuidado com os dentes, por meio da peça teatral “A História da Dor de Dente do Lobo Mau”, com apresentações realizadas no Teatro Municipal Sebastião Furlan.
A equipe de prevenção a saúde bucal também marcou presença na Feira de Profissões da Libertas. Na ocasião foi possível ofertar um panorama geral da rede de atenção à saúde oral do município. O evento teve como público-alvo a comunidade e, em especial, para os jovens do ensino secundário.