18 de outubro de 2023
Foto: Divulgação.
PASSOS – A Prefeitura de Passos prevê a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal. Uma delas deve ser instalada no bairro Nova Passos.
O Novo PAC, anunciado no dia 11 de agosto, prevê a construção de 3 mil novas unidades básicas de saúde e conclusão de 600 obras. Na primeira etapa, que deve ser concluída até 2026, a previsão do governo Federal é construir de 1,8 mil unidades, com investimento de R$ 4,23 bilhões.
De acordo com informações da Câmara, a ampliação da rede básica de atendimento foi anunciada pelo secretário de Saúde, Thiago Salum, durante reunião realizada no Legislativo nesta quarta-feira, 18, para apresentação do 2º Relatório do Quadrimestre Anterior de 2023, que abrange os meses de maio, junho, julho e agosto.
Segundo a Câmara, o secretário anunciou que está em andamento o planejamento para a construção de duas unidades básicas no município e que uma delas será no Nova Passos, bairro que tem apresentado aumento na população.
Ainda de acordo com o Legislativo, a reunião foi conduzida pela Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Francisco Sena, Dirceu Soares e Dentinho, o vereador Alex Bueno também participou da reunião.
A apresentação do relatório foi conduzida pela coordenadora da Atenção Primária, Clarissa Carneiro Leão Batista, e contou com a presença de servidores responsáveis por outros setores da pasta. Segundo ela, foram registrados 72.948 atendimentos realizados no quadrimestre, com aumento no atendimento no Centro de Especialidades, totalizando 5.771 consultas.
Segundo a Câmara, a Secretaria de Saúde ressaltou a preocupação com o risco de faltar dieta e materiais hospitalares no município e o secretário da pasta solicitou a aprovação do Projeto de Lei N° 102, que está em tramitação no Legislativo e que prevê modificação nos limites de suplementações referentes às fontes de recursos utilizados para a abertura de créditos adicionais.
O vereador Francisco Sena informou que o Projeto de Lei ainda não chegou à Comissão, mas afirmou que estão disponíveis para contribuir e agilizar sua análise, visando sua posterior votação na Casa. O vereador Dentinho concordou e comprometeu-se a buscar celeridade na elaboração do parecer, contando com o aval do vereador Dirceu Soares.
Durante a reunião, a coordenadora da Epidemiologia, Paula Freitas, informou sobre a ação em parceria com a Secretaria de Educação, que exige a atualização do cartão de vacinação das crianças como requisito para a renovação da matrícula na rede municipal de ensino. Isso se mostrou essencial devido à significativa queda na vacinação infantil após a pandemia de covid-19, sendo uma estratégia recomendada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.