Ézio Santos
PASSOS – A Prefeitura de Fortaleza de Minas realizou, em uma semana, uma obra de revitalização na praça São Miguel Arcanjo, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, com a construção de calçadas e rampas de acesso para cadeirantes. Segundo a prefeitura, a intenção é transformar o local em um bem material do patrimônio histórico do município.
De acordo com a administração, a praça também recebeu nova iluminação artificial com a colocação de lâmpadas de LED em cada postes, intensificando a claridade no local.
Conforme a prefeitura, na próxima etapa, a administração pretende reformar também a capela São Miguel Arcanjo.
Capela
O oratório da capela, com capacidade para aproximadamente 50 fiéis católicos, foi construído em 1997 em uma área cedida pela prefeitura e que até hoje não foi doada à Diocese de Guaxupé.
Atualmente, o local é aberto apenas para eventos especiais, como a data que marca o ‘Dia de São Miguel Arcanjo’, em 29 de setembro, e para a reza do terço e ações beneficentes feitas por um grupo de moradores que estão com a posse das chaves da capela.
De acordo com os registros da prefeitura, a quase centenária imagem de São Miguel Arcanjo é símbolo da devoção católica da comunidade do bairro Nossa Senhora Aparecida. A imagem pertenceu a já falecida, Ponciana Freitas Neves, benzedeira muito conhecida na cidade e região por sua devoção ao santo, que ganhou a imagem no seu batizado no ano de 1927.
A construção da capela foi graças aos esforços dos moradores do bairro, em especial a dona Ponciana, que idealizou o projeto e doou a imagem para ficar no altar, simbolizando um importante bem de representação histórica, imagética e religiosa da comunidade fortalezense.
Além da capela, a cidade possui apenas a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, onde o pároco Edno Tadeu de Oliveira celebra missas, batizados, casamento e outros ritos da Igreja Católica.