17 de janeiro de 2025
Desde segunda-feira, 13, após acidente com um caminhão, a empresa prestadora do serviço encontra dificuldade na coleta do lixo. / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos da Prefeitura de Passos deve promover mudanças nas rotas de coleta de lixo na cidade e espera que a situação se “normalize” até o final desta semana.
Segundo informações da secretaria, a intenção da administração é não renovar o contrato com a empresa Eco Rio Soluções Ambientais, que presta o serviço de limpeza urbana desde agosto de 2022. O contrato vence em agosto deste ano e a prefeitura informa que deverá ser feita uma nova licitação.
Em aviso divulgado nesta quinta-feira no site da prefeitura, a administração informa o objetivo é adequar e otimizar a prestação do serviço, que deve ser feito exclusivamente nos períodos noturnos e matutinos, com a exclusão das rotas vespertinas.
“Com essa exclusão deve viabilizar o tempo necessário para manutenção periódica nos caminhões. Para assegurar a eficiência, será incorporada ainda uma nova equipe, incluindo caminhão e funcionários”, informa.
A secretaria informa que, nos próximos dias, após estudos e discussões aprofundadas, será planejado e reestruturado as atuais rotas. “As mudanças nos horários serão amplamente divulgadas para a população, buscando minimizar transtornos e facilitar a adaptação ao novo formato”, aponta.
Conforme ressalta a secretaria, a prestadora do serviço não terá o contrato renovado. “Informamos ainda que o contrato com a empresa Eco Rio Soluções Ambientais permanece vigente até agosto de 2025, quando então será realizada uma nova licitação”, aponta.
Histórico
O problema com a prestação da coleta de lixo em Passos começou em maio do ano passado. Na época, o serviço foi interrompido devido a problemas nos equipamentos da empresa Eco Rio Soluções Ambientais.
Após reunião, a prefeitura informou que três caminhões da empresa estariam aptos para prestar o serviço de maneira adequada, mas ressaltou que os coletores estavam inseguros em trabalhar com os equipamentos nas condições que se encontravam.
Na época, a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos informou, em nota, que “a empresa responsável pela coleta de lixo está com vários equipamentos quebrados o que ocasionou o atraso na prestação de serviço”.
Nas redes sociais, funcionários da empresa divulgam fotos da precária situação dos caminhões e das condições de trabalho, que “não respeita a dignidade dos coletores de lixo” e não oferece segurança ou suporte aos seus servidores.
Sobre a situação dos garis, a secretaria informou, em maio de 2024, que estava trabalhando para regularizar a situação o mais breve possível e solicitou a colaboração da população para que o serviço se normalize.
Em julho de 2024, a prefeitura abriu processo administrativo para apurar supostas irregularidades por parte da prestadora do serviço, que teria verificado, por exemplo, a falta de equipamento e veículos necessários, precariedade no serviço e a apuração de condições de trabalho dos funcionários da empresa.
Acidente
Na noite da última segunda-feira, 13, um caminhão da empresa perdeu os freios durante a coleta do lixo no bairro Recanto da Teka. O veículo descontrolado colidiu com uma residência.
Desde então, a prestação do serviço ficou comprometida, causando acúmulo de lixo em diversas localidades na cidade. A empresa alegou que o caminhão passou por conserto, dificultando e atrapalhando o cronograma das rotas de coleta.