22 de fevereiro de 2025
Secretaria de Cultura e Turismo espera cerca de 35 mil foliões nos quatro dias de eventos / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PIMENTA – A Prefeitura de Pimenta prepara mais uma edição do “Pimenta Folia” em 2025, com shows musicais e tradicional desfile das escolas de samba “Dom de Ser Pimentense” e “Unidos Por Acaso”. O evento acontece entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março, na Avenida JK, no centro, com previsão de 35 mil foliões.
Segundo destaca o secretário Cultura e Turismo, Paulo Esteves, o “Pimenta Folia” promete ser um dos carnavais mais animados da região, com programação diversificada para todos os foliões.
“Abertura será em grande estilo, com atrações locais e apresentação da banda Nova York, na sexta-feira, 28. No dia 1º de março (sábado) terá o desfile da tradicional escola de samba ‘Unidos Por Acaso’, seguido do sertanejo elétrico Bruno Rosa. No dia 2 de março (domingo), o bloco do PiPa agita os foliões, além de ter uma matinê e show com o cantor Rodrigo Bergall. Já no 3 de março (segunda-feira), encerramento com a escola de samba ‘Dom de Ser Pimentense’, com show, em seguida, do grupo Sambô”, informa.
O secretário ressalta que o “Pimenta Folia” deste ano deve alcançar cerca de 35 mil visitantes que estarão durante os quatro dias de eventos. “Isso reforça que o ‘Pimenta Folia’ é uma das festividades mais importantes para a cidade, devido ao impacto significativo em diversas áreas da cultura”, afirma.
Para o secretário, o desfile das escolas de samba destaca o resgate de tradições carnavalescas e incentiva a participação da comunidade.
“O evento oferece espaço para manifestações culturais diversas, incluindo música, dança e artes visuais, fortalecendo a identidade cultural local. Promovendo ainda a união entre os moradores, que se envolvem ativamente na organização, fantasias e blocos”, aponta Paulo.
Ele afirma que o “Pimenta Folia” também contribui para o comércio e turismo, com o aumento no fluxo de pessoas, o que impulsiona as vendas em bares, restaurantes, supermercados e lojas de fantasias.
“Ambulantes e artesãos locais aproveitam para comercializar seus produtos e serviços. A preparação e realização do evento cria vagas em setores como segurança, limpeza e alimentação”, disse.
“No turismo, o evento atrai turistas das cidades vizinhas e de outras regiões, ampliando a visibilidade de Pimenta, que funciona como vitrine para os atrativos naturais e culturais da cidade, incentivando o turismo em outras épocas do ano. Hotéis e pousadas registram alta ocupação durante o período carnavalesco”, diz.
Paulo ressalta que o “Pimenta Folia” vai além de uma festa carnavalesca, sendo considerada um motor de desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade.