20 de dezembro de 2024
Nova unidade deve atender cerca de três mil pessoas nos bairros Novo Horizonte I e II, e parte do Nova Esperança. / Foto: Divulgação
Carlos Renato
PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi inaugura nesta sexta-feira, 20, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Tomé de Andrade e a Praça Maria Firmina da Silva (Dona Fia), no bairro Nova Esperança, que tiveram investimento de cerca de R$ 2 milhões.
Para a inauguração, a administração prepara um evento a partir das 17h, com show da dupla sertaneja Breno & Victor, às 20h. Estarão presentes autoridades municipais, com o prefeito Paulo Vaz, vice-prefeito, José Cirineu Silva, além da equipe da Secretaria de Saúde.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a superintendente da Regional de Saúde em Passos, Kátia Rita Gonçalves, além de deputados estaduais e federais e prefeitos da região também devem comparecer na cerimônia.
De acordo com a secretária de Saúde, Rosangela Terra e Guerra, as obras no local tiveram início em dezembro de 2023. “A nova UBS conta com sala de recepção, sala de observação, sala para curativos, três consultórios multifuncionais, dois consultórios ginecológicos, um consultório clínico e outro de odontologia, além de sala de enfermagem, de triagem e arquivo, academia de saúde e sala ampla para reunião”, afirma Rosângela.
A UBS será composta uma equipe multiprofissional com cerca de 14 pessoas, de nove especialidades. “Essa unidade terá um médico, uma enfermeira, cinco agentes comunitários de saúde (ACS), dois técnicos de enfermagem, um dentista, além da
equipe multiprofissional que inclui um fisioterapeuta, um psicólogo, um nutricionista e um fonoaudiólogo”, aponta a secretária.
Segundo ela, a UBS Joaquim Tomé de Andrade deve atender a população dos bairros Novo Horizonte I e II, e parte do Nova Esperança, com média de 3 mil pessoas beneficiadas.
A secretária disse que a unidade vai abranger uma área e território onde já existe a UBS Compartilhada Dona Tina e Totonha Tomé, com dois Programas da Saúde da Família (PSF) em um único lugar, onde estaria sobrecarregado e lotado, por atender cerca de 9 mil pessoas.
“Ou seja, essa nova unidade vai redividir os pacientes com uma nova territorialização na saúde. Isso vai garantir mais conforto, segurança e comodidade, além de acolher melhor esses pacientes, uma vez que, essa UBS só vai favorecer na melhor promoção à saúde”, reforça Rosangela.
Homenageado
Joaquim Tomé de Andrade, que dá nome a UBS, nasceu no dia 16 de outubro de 1920 na vila de Perobas. Filho de João Tomé de Andrade e Maria Deodata da Conceição, o menino Quinzinho, assim chamado pela família, teve uma infância difícil lado dos pais e dos irmãos.
Joaquim frequentou apenas o curso primário, único oferecido no interior naquela época. Na adolescência trabalhou como candieiro e carreiro. Casou-se e mudou para o centro da vila de Perobas e foi comerciante por mais de vinte anos. Posteriormente iniciou sua trajetória política, que resultou na emancipação do município Perobas e a mudança do nome para Doresópolis, em meados de 1960, sendo o principal articulador e primeiro prefeito intendente do município.
Exerceu o cargo de juiz de paz no cartório de Paz e Notas em Piumhi, onde realizou mais de 6 mil casamentos. Foi também ministro da eucaristia por mais de duas décadas no município. Ele morreu no dia 27 de janeiro de 2020, aos 99 anos.