Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura investe R$ 1,5 milhão em UPA Pediátrica em Paraíso

Nova UPA para atendimentos exclusivos a crianças e adolescentes deve funcionar no imóvel do antigo Pronto Socorro Municipal / Foto: Divulgação

Carlos Renato

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso deve investir cerca de R$ 1,5 milhão para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica, que deve oferecer atendimento 24 horas a crianças e adolescentes. O projeto teve início em outubro de 2023 e foi anunciado nesta quarta-feira, 21, pelo prefeito Marcelo Morais.

Segundo o prefeito, a expectativa é de que as obras de reforma e de melhorias no local comecem no segundo semestre deste ano. “Se tudo correr bem, ainda este ano começamos a obra”, afirma.

“O valor é considerado viável, uma vez que o prédio já existe e será adaptado e reformado. A nova UPA Pediátrica funcionará no imóvel onde antes operava o antigo Pronto Socorro Municipal, no bairro Santa Maria, e que também abrigou a Secretaria Municipal de Saúde antes da inauguração do Complexo de Saúde”, ressalta.

Conforme o prefeito, a equipe multiprofissional já existe, com a necessidade de reforços pontuais em horários de pico, como já ocorre atualmente. “A estrutura da UPA Pediátrica contará com sete leitos de observação, dois leitos de emergência, 15 leitos para hidratação e administração de medicamentos. Ao todo, serão 24 pontos de atendimento voltados exclusivamente ao público infantil”, esclarece.

Morais ressalta que a proposta já foi aprovada pela Vigilância Sanitária Estadual, um dos principais entraves enfrentados anteriormente. “A previsão é que, caso não haja imprevistos no processo licitatório, a unidade esteja em funcionamento no primeiro semestre de 2026”.

Segundo Morais, com a criação da UPA Pediátrica, o atendimento infantil será separado do atendimento geral da UPA 24 horas. “Isso permitirá um ambiente mais acolhedor e seguro para as crianças e seus responsáveis, além de melhorar a organização do fluxo dentro da UPA. Atualmente, o município já atende cerca de 120 crianças por dia na UPA 24h, com o suporte de seis pediatras em regime de plantão ininterrupto”, aponta.

“Depois de conseguirmos o Posto de Coleta de Sangue, avançamos mais um passo importante para a saúde infantil. Teremos agora um espaço adequado e com médicos pediatras, diferente da realidade anterior, quando o atendimento era feito por clínicos gerais em um local adaptado, distante da UPA, o que representava risco às famílias”, afirmou o vice-prefeito Daniel Tales.

USF

Além da UPA Pediátrica, a Prefeitura de Paraíso também anunciou a ampliação do horário de atendimento em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs), que passarão a funcionar das 16h às 22h. “A medida faz parte de um estudo técnico em fase final de implementação e tem como objetivo principal desafogar a UPA, concentrando nela apenas os atendimentos de urgência e emergência”, esclarece a prefeitura.

Segundo o prefeito, o levantamento feito pela equipe técnica da prefeitura apontou que entre 60% e 70% dos atendimentos realizados na UPA poderiam ser solucionados nas próprias unidades básicas.

 

 

Sair da versão mobile