Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura instala 84 câmeras de monitoramento em Ibiraci

Sistema de monitoramento também disponibiliza totens informativo que foram instalados pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos / Foto: Reprodução

Carlos Renato

IBIRACI – A Prefeitura de Ibiraci implantou um sistema de monitoramento com a instalação de 84 câmeras na cidade. Os equipamentos entraram em operação no final de outubro.

Segundo o assessor de Gabinete Sullivan Henrique Ferreira Domiciano, o projeto conta com câmeras de última geração e de alta definição de imagem, que captam placas veiculares, por exemplo, e devem contribuir na identificação de veículos furtados e roubados dentro da cidade.

“Tendo em vista as principais dificuldades que envolvem a segurança pública, o projeto visa oferecer uma solução completa de tecnologia em segurança e vídeo monitoramento em nossa cidade. O sistema conta também com nuvem de armazenamento e inteligência artificial que detecta até cores e objetos”, afirma.

Conforme aponta o assessor, o projeto surgiu após identificar que a segurança pública precisava de atenção e melhorias em Ibiraci. “Além do investimento na aquisição das câmeras. O sistema de monitoramento também disponibiliza totens informativos que foram instalados pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos”, informa Sullivan.

Com a instalação de todo sistema de monitoramento, a expectativa do prefeito Ismael Silva Cândido é que os índices de roubos, furtos e demais delitos contra o patrimônio sejam reduzidos.

“A cidade de Ibiraci fica em um ponto estratégico para o crime organizado, pois estamos muito próximos da divisa com o estado de São Paulo. Esperamos que a próxima administração continue com a implantação desse projeto para que a segurança pública no município melhore cada vez mais”, afirma o prefeito.

Ismael prevê ainda a possibilidade da criação de um projeto de vizinhança colaborativa, onde os vizinhos compartilhariam imagens e encaminhariam em um único sistema de câmeras de monitoramento.

“Assim agimos de forma preventiva e com a participação ativa da população, para tornar as ruas mais seguras, em conjunto com as câmeras já instaladas”, aponta.

Segundo informa a prefeitura, os locais de instalação dos equipamentos foram definidos em reunião da administração municipal, em parceria com as polícias Civil e Militar, em pontos estratégicos da cidade.

Conforme ressalta a prefeitura, o bairro rural da Lage também deve ser contemplado com as câmeras de segurança. A previsão é que até o final desse mês o projeto esteja totalmente instalado.

Sair da versão mobile