Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Ensino Profissionalizante de São Sebastião do Paraíso iniciou, nesta semana, atividades em quatro novas turmas de cursos de qualificação.
De acordo com o secretário Cícero Barbosa da Silva, o objetivo é oferecer a maior quantidade de oportunidades para quem está em busca do primeiro emprego, ou mesmo quem esteja tentando se recolocar no mercado.
“Desde o final do ano passado estamos trabalhando intensamente para este momento, oferecendo neste início de ano a chance de as pessoas buscarem formação e estarem em condições de serem absorvidas, pois, existem muitas vagas disponibilizadas sem serem preenchidas”, afirma.
Cícero informa que na segunda-feira,13, a secretaria iniciou as atividades com quatro novas turmas em cursos de qualificação profissional.
“Começamos as aulas para quem se matriculou para cursar em Assistente Administrativo, Assistente de Secretaria Escola e nos cursos básicos para Informática e LIBRAS”, disse.
Ele enfatiza que foram matriculados aproximadamente 130 alunos. “Isso é muito importante, nós estamos ofertando as oportunidades e percebemos que muitas pessoas estão buscando novos aprendizados”, destaca.
O secretário afirma que, desde o final de 2024, a pasta abriu inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada do programa Capacita Sul de Minas. Somente nestes segmentos foram disponibilizadas 120 vagas, para as atividades que vão até o próximo dia 27 de janeiro.
“Temos por objetivo capacitar os trabalhadores não só de Paraíso, mas estamos tendo uma abrangência regional, com todas as propostas oferecidas voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional”, aponta.
Foram oferecidas 20 vagas para o curso de informática básica; 35 vagas para Libras; 35 vagas para o curso de assistente administrativo e 35 vagas para assistente de secretaria escolar. “Percebemos que há uma aceitação muito boa, as pessoas estão buscando aprimorar e se qualificar para, ao mesmo tempo, promover o impulsionamento de suas carreiras”, acrescenta.
“A proposta é preencher as vagas de trabalho existentes, as chances estão lançadas e disponíveis. A nossa função é torná-las aptas para serem ocupadas e estamos fazendo a nossa parte”, afirma.
Cícero disse que a secretaria está à disposição de todos os interessados e atende das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, na Praça da Saudade 105.
“Queremos acolher a todos os interessados que são muito bem-vindos para reverter este quadro de existência de vagas e falta de mão-de-obra. A nossa função é promover a qualificação e fazer com que os candidatos sejam certificados com cursos de qualidade e preparados para ocupar os cargos que estão disponíveis”, disse.