PASSOS – A Prefeitura de Passos iniciou nesta quinta-feira, 9, a aplicação do inseticida ultrabaixo volume (UBV), conhecido como fumacê. Segundo a administração, três veículos devem percorrer, durante quatro dias consecutivos, nos horários das 7h às 9h e das 16h às 20h40. Serão 30 dias da ação nos bairros do município.
De acordo a Secretaria Regional de Saúde (SRS-Passos), essa é uma ação de combate e prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus. Além dos veículos e das bombas para a pulverização do inseticida, uma equipe da Coordenação da Central de UBV, vinculada a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), vai apoiar na execução do trabalho.
Segundo a SRS-Passos, esse apoio e as orientações técnicas ao município servirão para que a ação seja eficaz na eliminação da doença. A disponibilidade dos veículos, das bombas para a pulverização do inseticida e da equipe de apoio ocorrem mediante recomendação do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREA). Para a autorização do uso inseticida nos veículos, o município cumpriu todos os requisitos do “Fluxo para Solicitação de Liberação da Ação de Pulverização Veicular UBV”.
De acordo com o secretário de Saúde, Thiago Salum, os três veículos cedidos chegaram ao município na tarde da última quarta-feira, 8.
“Vamos começar a ação com os carros do fumacê percorrendo os bairros. Nesta quinta-feira, 9, a partir das 16h até 20h40, o serviço será feito no Centro e nos bairros Santa Bárbara, Santa Casa, Penha, Belo Horizonte e Jardim Colégio de Passos. Nesta sexta-feira, 10, serão nos bairros São Benedito, Bela Vista, Bela Vista II, Penha II, Cohab IV, Cohab V, Parque das Aroeiras, Jardim Planalto, Vila Rica e Novo Mundo, no horário das 7h às 9h. Já no período da tarde e noite, das 16h às 20h40, os veículos estarão nos bairros Jardim Polivalente, Canjeranus, Jardim Aclimação e Jardim Flamboyant. A programação pode haver alterações, caso haja incidência de chuva”, disse Salum.
Segundo ele, a população deve deixar as portas e as janelas abertas na hora que o carro fumacê estiver passando pela rua. “É fundamental que cada pessoa faça a sua parte, eliminando possíveis focos de mosquito em suas residências, já que o inseticida liberado pelo fumacê atinge o mosquito na sua fase adulta. Também pedimos que as pessoas não fiquem próximas ao carro fumacê, que cubram as gaiolas de pássaros, aquários e viveiros, que retirem roupas que estiverem em varais e, logo após a aplicação do fumacê troquem a água e os alimentos dos animais domésticos”, finalizou.
Alpinópolis
A Prefeitura de Alpinópolis adquiriu inseticida e deve realizar o serviço de fumace nos próximos dias, com a autorização da Superintendência Regional de Saúde. De acordo com o prefeito do município, Rafael Freire, somente com as campanhas de conscientização não bastaram para diminuir os possíveis focos de criadouro do mosquito.
Segundo Freire, a medida é para garantir o controle da situação e manter o equilíbrio até aqui conquistado, evitando que os números aumentem.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o município tem 119 casos confirmados da dengue até a 8ª semana de 2023.