PASSOS – A Prefeitura de Passos inaugurou, na última sexta-feira, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps i) João Vitor Freitas Santas, o “Freitinhas”, em Passos, que faz parte da rede de saúde mental e terá capacidade para atender 500 pacientes. O novo Caps vai funcionar na avenida Otto Krakauer, das 7h às 17h, a partir desta segunda-feira, 22.
“A porta de entrada dos atendimentos será pela rede de atenção primária de saúde, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), mais popularmente conhecidas como postinhos ou PSF’s. Em casos extremamente graves, os familiares poderão vir diretamente ao Caps i para que recebam atendimento”, afirma a coordenadora da unidade, Tânia Carneiro.
Segundo informações da prefeitura, no Caps i, as crianças e adolescentes terão acolhimento inicial realizado por um profissional de nível superior. “A equipe é multidisciplinar, composta por 15 profissionais que vão encaminhar aqui dentro do Caps i qual a atividade que será feita por este paciente. Este usuário do serviço pode ficar por um ou dois períodos, realizar oficinas ou participar de grupos terapêuticos. Também tem o acompanhamento psiquiátrico e até mesmo intervenção com medicações”, afirma a coordenadora. Para pacientes em atendimento no sistema intensivo, o dia todo, será fornecida alimentação, sendo café da manhã, marmitex para almoço e café da tarde.
Ainda de acordo com a prefeitura, o nome dado ao Caps i foi uma sugestão do vereador Maurício Antonio Silva, aprovado por todos os outros parlamentares. Em sua justificativa, Maurício informa que Freitinhas nasceu em 21 de janeiro de 2004 e faleceu em 17 de agosto de 2021 com 17 anos, sendo um jovem inteligente, com muitos planos para o futuro, mas que foi vítima da depressão.