Destaques Geral

Prefeitura implanta programa ‘Saúde Noturna’ em 6 PSFs em Alpinópolis

24 de março de 2025

PSF Centro é uma das unidades de saúde que recebeu o programa de atendimentos noturnos no município / Foto: Reprodução

Carlos Renato

ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis implantou o programa “Saúde Noturna” em seis unidades de saúde do município para facilitar o acesso de trabalhadores e pessoas que têm dificuldades em comparecer nos locais durante o dia.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Adriana Cândida de Souza, a medida teve início em janeiro deste ano. “Atualmente o ‘Saúde Noturna’ oferece atendimentos no PSF Rosário, PSF CEA, PSF Vila Betânia, PSF Mundo Novo, PSF Centro e PSF Santa Efigênia”, aponta.

Adriana ressalta que esses atendimentos ocorrem mediante agendamento, garantindo organização e melhor acolhimento aos pacientes.

“São oferecidos para esse público-alvo consultas médicas, coleta de preventivo e atendimento odontológico. Essa ampliação para o período noturno visa facilitar o acesso à saúde para trabalhadores e pessoas que não conseguem comparecer às unidades durante o dia. Além disso, fortalece a Atenção Primária ao ofertar serviços essenciais de forma acessível e humanizada, promovendo a prevenção e o cuidado contínuo da população”, destaca Adriana.

Conforme afirma a coordenadora, o município já conta com uma unidade ampliada e específica do “Saúde Noturna”, que funciona de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h.

“Caso o paciente necessite de atendimento noturno, deve realizar o agendamento prévio no PSF de referência para garantir um atendimento organizado e eficaz”, esclarece Adriana.

Farmácias Satélites

A Prefeitura de Alpinópolis instalou três unidades das “Farmácias Satélites” em 2025. Segundo a coordenadora, elas estão localizadas nos bairros mais distantes da Farmácia Municipal, que fica na área central da cidade. Cerca de 9 mil pessoas são beneficiadas com a medida.

“Com isso, ampliamos o acesso da população aos medicamentos, pois as (farmácias) satélites garantem um atendimento técnico qualificado e humanizado, funcionando em dias alternados e em contato direto com a equipe da Estratégia Saúde da Família. Isso permite um acompanhamento mais próximo das necessidades da comunidade”, aponta Adriana.

A coordenadora ressalta que, nos locais, são oferecidos serviços de dispensação de medicamentos, orientação sobre o uso racional de medicamentos, fornecimento de insumos do Programa de Tabagismo, orientação na aplicação de insulina, e orientação sobre a conservação de medicamentos.

“O nome ‘farmácia satélite’ se deve ao fato de serem extensões da Farmácia Central do município. Elas recebem, armazenam e distribuem medicamentos de forma descentralizada, mas com gestão integrada, garantindo controle eficiente dos estoques e atendimento mais acessível à população”, explica.

As farmácias satélites funcionam na rua Madre Assunção, 172, bairro Vila Betânia; na rua Cristal, 140, bairro Santa Efigênia; e na rua Pará, 327, bairro Mundo Novo.

Planejamento

A Secretaria de Saúde de Alpinópolis reforça que na próxima quinta-feira, 27, acontece a Conferência Municipal de Saúde, onde serão discutidos e alinhados os planos e estratégias da área para o município. O encontro deve elaborar o planejamento anual que guiará as ações da pasta em 2025.