Débora Meira
CAPITÓLIO – A Prefeitura de Capitólio promove nesta quinta-feira, 6, e sexta-feira, 7, o “Seminário da Educação”, com palestras sobre competências socioemocionais. O evento conta com a participação da pedagoga e pós-graduanda, Andreza Carvalho e da fonoaudióloga em educação, Gabriela Damiliano.
De acordo com a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Alice Aparecida Santos Rodrigues, o evento surgiu a partir da existência desses dois dias escolares já previstos no calendário escolar de 2023. “É de fundamental importância que os dias escolares sejam destinados a atividades de formação. Essa interação permite que os educadores, pesquisadores e profissionais discutam e debatem tópicos importantes, expondo outras pessoas a novas perspectivas e abordagens”, disse.
“O ‘Seminário da Educação’ será um evento valioso e que pode proporcionar aos participantes uma série de benefícios, desde o compartilhamento de conhecimentos até a oportunidade de se conectar com outros profissionais, além de obter inspiração para a melhoria da prática educacional”, afirmou a secretária.
Segundo ela, as competências socioemocionais estão intimamente ligadas à formação de cidadãos responsáveis e engajados, promovendo valores da empatia, ética, responsabilidade social e justiça.
“Essas competências incentivam também os alunos a se envolverem ativamente na comunidade e a contribuírem para a construção de um mundo melhor. Enquanto a Fonoaudiologia e Educação será uma oportunidade para sensibilizar educadores e profissionais da educação sobre a importância do assunto na detecção e encaminhamento adequado de problemas relacionados à linguagem, fala, audição e voz. Muitas vezes, esses problemas podem passar despercebidos ou serem confundidos com outras questões”, explicou.
De acordo com a secretária, o público-alvo do evento será os profissionais da educação do município, estendido o convite também a todos os profissionais das escolas estaduais e público em geral.
“O evento é realizado anualmente e é custeado pela prefeitura, os gastos são com coffee break e contratação de palestrantes. A palestra deve contribuir na conscientização dos participantes sobre a importância de estarem atentos aos sinais que dificultam a comunicação e encaminhar os alunos para uma avaliação fonoaudiológica quando foi necessário”, informou.
Segundo a secretária, as expectativas são as melhores. “Os participantes poderão adquirir novos conhecimentos, informações relevantes e inspirações sobre os temas abordados no seminário, para aplicarem o que aprenderam em suas práticas profissionais”, destacou.