Carlos Renato
PASSOS – A Prefeitura de Itaú de Minas iniciou a entrega de 165 cestas básicas aos beneficiários do “Programa Alimentação”, direcionado aos servidores públicos municipais que estão inativos ou aposentados até dezembro de 2024. Os alimentos serão entregues até sexta-feira, 11.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Mattar, o programa foi instituído pela Lei nº 401/2001, para beneficiar servidores de níveis salariais I e II (compreendido entre R$ 1.518 a 1.835).
“A entrega acontece, sem interrupção, desde 2001 até os dias atuais. O investimento referente à última compra ficou em torno de R$ 27,8 mil, beneficiando também os servidores que estão em recebimento de auxílio-doença pelo INSS”, destaca.
A secretária aponta que a cesta básica contém itens alimentícios e de higiene considerados de primeira necessidade, como arroz, feijão, açúcar cristal, óleo de soja, sal, café, macarrão, sardinha, biscoito creme dental, sabonete, entre outros produtos.
Conforme ressalta a secretária, o “Programa Alimentação” visa adquirir e distribuir itens alimentícios colaborando com o orçamento familiar dos que contribuíram no atendimento das demandas da população, durante o curso do trabalho junto à prefeitura.
“A listagem dos beneficiários é informada pelo setor de Recursos Humanos da prefeitura, a cada mês, incluindo ou excluindo eventuais servidores”, informa.
Juliana informa que a distribuição das cestas básicas aos aposentados é realizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Itaú de Minas, localizado na avenida Engenheiro Manoel Batista, nº 363, no centro.
“Geralmente é entregue aos beneficiários na primeira semana de cada mês, e não sendo possível a retirada, dentro do prazo estipulado, poderá fazê-la em qualquer dia do mês de referência”, informa.