13 de julho de 2023
Rafael Freire com os agentes do Sebrae em Alpinópolis./ Foto: Divulgação.
Luciene Garcia
ALPINÓPOLIS – A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Alpinópolis, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), iniciou o “Projeto ModelAção”, na Sala Mineira do Empreendedor, com o intuito de fortalecer a economia local.
Segundo a secretaria, o projeto visa atender 10 empresas do município, sendo três na modalidade de microempreendedores individuais (MEIs), que deve fornecer consultoria especializada para a elaboração de um planejamento adequado para cada negócio participante. O foco será nas vendas e na expansão das atividades comerciais, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e aumentar as oportunidades de crescimento para as empresas da região.
Segundo o prefeito, Rafael Freire, Alpinópolis foi um dos poucos municípios da região selecionado para receber o projeto, devido ao grande apoio e às ações que estão sendo promovidas com ênfase no empreendedorismo e na valorização do comércio local. “Uma das propostas que defendi era a vinda do Sebrae para Alpinópolis, para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade”, disse.
Conforme Freire, a parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Alpinópolis tem se mostrado uma estratégia eficiente para o fortalecimento do setor empresarial e para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo na cidade. “Com o Projeto ModelAção, as empresas participantes poderão contar com a expertise do Sebrae para o desenvolvimento de estratégias de vendas e expansão de suas atividades comerciais, o que certamente impulsionará o crescimento econômico e a geração de empregos no município”, pontuou Freire.
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Miriam Lima, o projeto é um exemplo concreto dos esforços da administração em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização do comércio local. Segundo ela, a expectativa é que os resultados alcançados por meio dessa iniciativa inspirem outras cidades da região a investir no fortalecimento do empreendedorismo e na busca por parcerias estratégicas com entidades como o Sebrae.
“Com o apoio do Sebrae, Alpinópolis está construindo um futuro promissor para seus empreendedores e para toda a comunidade. Através do projeto ModelAção e da Sala Mineira do Empreendedor, a cidade caminha rumo a um cenário de desenvolvimento econômico e social cada vez mais sólido e próspero”, enfatizou a secretária.
Desde o início de 2021, Alpinópolis conta com a Sala Mineira do Empreendedor do Sebrae, que tem desempenhado um papel fundamental na promoção do progresso econômico na cidade. O órgão, que funciona na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, tem auxiliado muitas pessoas a abrir ou regularizar seus negócios, por meio do microempreendedor individual (MEI), contribuindo para que saíam da informalidade e ainda oferecer suporte para o crescimento dos empreendimentos locais.