PASSOS – A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Passos, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram na última terça-feira, 14, uma reunião para tratar da participação do município no Programa de Desenvolvimento Territorial Sebrae. Várias entidades foram convidadas e participaram da manhã de integração sobre o programa.
Segundo informações da administração, o prefeito Diego Oliveira participou da abertura e salientou a importância da estratégia para o desenvolvimento do município e região.
De acordo com o agente regional do Sebrae, Artur Fernandes Gonçalves Filho, a principal estratégia do programa é a criação de uma rede integrada de profissionais, chamados de Agente Territorial Sebrae (ATS), que apoiarão o órgão em ações de promoção do desenvolvimento territorial e melhoria do ambiente local de negócios, alcançando 250 municípios, no ano de 2022.
“O que irá apoiar o município na implantação de políticas focadas no desenvolvimento econômico, o programa requer a participação de todos os setores convidados, para uma construção de uma governança que favoreça o ambiente de negócios, baseado em metodologia desenvolvida pelo Sebrae”, disse Filho.
O evento, presidido pelo secretário de Planejamento, Maxwell Messias Ribeiro, e pelo assessor da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Hesdras Rosa, foi organizado pela supervisora de Turismo, Dafny Pereira da Silva, e contou com a presença de autoridades como o vice-presidente da Câmara de Passos, Maurício Antonio Silva, a analista do Sebrae Karina Rocha, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, Darlan Esper Kallas, o diretor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Hipólito Paulino Neto, o diretor do Instituto Federal Sul de Minas (IF Sul de Minas), Juliano Caliari, o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG), Claudinei Lopes Bomfim, a presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste de Minas (ADR Conexão), Marisa Lemos, o diretor Juliano Borges, representando o secretário da Fazenda, o secretário de Administração, Duarte Comotti, o vereador Alex de Paula Bueno e o empresário Michel Carrenho. No dia 30 de abril, deverá ser realizada outra reunião para dar continuidade ao assunto.
“Na primeira etapa será realizado o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, com cronograma de objetivos e metas, a criação ou fortalecimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE), a capacitação de conselheiros do CMDE, gestores públicos e lideranças em desenvolvimento econômico e, finalmente, o resumo com o diagnóstico, plano e governança”, informou Gonçalves Filho.