Ézio Santos
S. J. B. GLÓRIA – A Prefeitura de São João Batista do Glória, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município, o Sicoob Saromcred e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu na semana passada, o curso de qualificação para agente de Turismo Rural. Segundo a prefeitura, o módulo inicial abordou o tema ‘produtos e serviços’, com aulas teóricas e visitas técnicas em empreendimentos turísticos.
De acordo com a diretora de Turismo, Esportes e Lazer, Mônica Araújo, os ensinamentos estenderão ao longo deste semestre com temáticas sobre segurança, condução de turistas, roteirização, meios de hospedagem, serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios. “Particularmente, estou bem animada com o programa. A turma é ótima, estão motivados e eu não tenho dúvidas que colheremos ótimos frutos”, comentou.
Segundo ela, a divulgação do curso iniciou no mês de novembro, com o encerramento das inscrições no fim de dezembro. “O programa é bastante procurado e estamos sentindo privilegiados de sermos contemplados com uma turma neste primeiro semestre de 2023”, afirmou Mônica.
“A metodologia implica em levantar informações e estimular os alunos, empresários e interessados pelo turismo local, a pensar estratégias para colaborarem com a gestão municipal, a possibilidade de novos serviços e produtos turísticos em meio rural. Ao final dos módulos, a instrutora pretende alcançar os objetivos e apresentar novas propostas que agreguem ao município”, disse a diretora sobre a importância da qualificação no curso.
De acordo com a diretora, uma palestra realizada no dia 13 de janeiro, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), ministrada pela turismóloga e instrutora do Senar, Ana Edwuiges, sanou as dúvidas dos participanetes quanto a divulgação do treinamento. “Ficou mais claro ainda, quando ela apresentou todos os dados estatísticos do município e sensibilizou a todos sobre o potencial do Glória no segmento”, ressaltou Mônica.
“Como estamos em fase de revisão do Plano Municipal de Turismo 2023/2027, o departamento e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) puderam auxiliar Ana, com dados do nosso inventário da oferta turitica”, completou a diretora.
Segundo a prefeitura, o programa é gratuito e presencial, com carga horária de 224 horas, dividida em seis módulos, um por semana com término em julho, no horário das 8h às 17h.