28 de novembro de 2023
Foto: Divulgação.
C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro celebrou o pacto de corresponsabilidade da rede de saúde mental com o Hospital Gedor Silveira, em São Sebastião do Paraíso. O documento foi assinado por outros 65 municípios da região.
Segundo a prefeitura, o pacto tem como objetivo em possibilitar a transferência de recursos financeiros, em caráter complementar, ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para as diárias de internação dos usuários do sistema, referente ao tratamento dos transtornos mentais e comportamentais, que serão realizados no Gedor Silveira.
De acordo com a prefeitura, esse pacto foi estabelecido para evitar o fechamento da fundação.
Conforme informações da prefeitura, mensalmente, o município deve realizar o repasse de R$2,5 mil para o hospital, sendo necessária a autorização do pagamento pelo Conselho Municipal de Saúde.
Segundo a administração, os repasses possibilitarão que a população tenha acesso a benefícios fornecidos no local, como suporte hospitalar para emergências relacionadas ao uso de álcool, outras drogas, transtornos mentais e comorbidades, além das implementações da construção de projetos terapêuticos individuais, integração com serviços da rede e adoção de protocolos técnicos.
Conforme ainda a prefeitura, o acolhimento familiar, o registro detalhado para continuidade do cuidado, a participação em reuniões de matriciamento e internações reguladas também fazem parte dos benefícios proporcionados por este pacto de cooperação.