Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura distribui sementes de feijão para agricultura familiar

Rafael Marcon

PASSOS – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Rural e Meio Ambiente da Prefeitura de Alpinópolis vai distribuir 220 quilos de semente de feijão para agricultores familiares do município. A previsão é que 22 produtores sejam beneficiados. A distribuição é uma operação feita em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que recebeu recursos destinados pela bancada mineira na Câmara dos Deputados para a compra das sementes por meio de convênio com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O nosso objetivo é fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar do município. Serão 22 produtores beneficiados. O produtor, para receber essas sementes, precisa possuir a Declaração de Aptidão (DA) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai dar assistência a esses produtores, do plantio até a colheita”, afirma o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire.

Após o cadastramento dos 22 agricultores familiares que serão beneficiados em Alpinópolis, haverá uma reunião da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Rural e Meio Ambiente junto com representantes da Emater para definir a data de retirada das sementes de feijão.

Conforme informações da Emater-MG, o plantio das sementes deve ser feito em março, na segunda safra do feijão em Minas, e a colheita será em cerca de 90 dias, no mês de junho. Cada agricultor receberá um pacote com dez quilos de sementes do feijão tipo carioca. A previsão da Emater é atender 53 mil agricultores no estado.

A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é o documento que assegura o produtor rural a condição de agricultor familiar, que possui área de até quatro módulos fiscais e tem como principal fonte de renda as atividades da exploração da propriedade, com renda bruta anual de até R$ 360 mil. Com o documento, os agricultores familiares passam a ter acesso a programas do Governo Federal.

Café

Em São Sebastião do Paraíso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário distribuiu 16 mil mudas de café para 13 produtores rurais das comunidades do Chapadão, Barreiro, Morro Vermelho, Antinha, Queimada Velha, Faxina e Água Limpa, além de 1,5 mil mudas para a Chácara Pedacinho do Céu. Segundo a administração, atualmente, o Parque da Serrinha tem capacidade para a produção de 18 mil mudas, que são doadas com o intuito de ajudar os produtores da região no replantio. As mudas apresentam bom estado vegetativo e fitossanitário.

Sair da versão mobile