25 de julho de 2023
Foto: Reprodução.
Yngrid Horrana
S. R. MINAS – A Prefeitura de São Roque de Minas prevê investimento R$ 15 milhões para eliminação de voçoroca nos bairros Casca D’anta, Nova Esperança, Santo Antônio e Eucaliptos. Segundo a prefeitura, parte da área precisou ser interditada por tempo indeterminado, afetando cerca de 30 moradores.
De acordo com a Defesa Civil, um imóvel situado em uma área que representa maior risco precisou ser desocupado. “Uma casa foi interditada e o morador recebe aluguel social para custear a moradia”, informou.
Segundo a prefeitura, as voçorocas são fenômenos geológicos que se caracterizam pela formação de fendas e crateras no solo, que geralmente evoluem de acordo com a intensidade das chuvas no local. “É uma área de risco que pode causar danos estruturais às moradias próximas. Apresenta risco de desabamento de encostas, pois é uma área de nascente e, com o aumento das chuvas, aumenta também a erosão devido ao tipo do solo do local”, informou a administração.
Ainda segundo a prefeitura, a gestão estuda medidas paliativas para minimizar os impactos previstos durante a próxima temporada de chuvas, como inserção do problema no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, onde atua na prevenção de problemas ambientais nos estados, municípios e Distrito Federal.
“Estamos estudando formas de minimizar o impacto das próximas chuvas no local, até que o projeto definitivo seja executado. Já faz anos que o problema assola a região e, até o momento, a prefeitura agiu somente com intuito de frear o avanço do problema ambiental. Até o momento, o projeto não foi executado em decorrência da falta desse montante (R$ 15 milhões) de recurso financeiro no município”, informou a prefeitura.