Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura de Piumhi promove 4° Encontro dos Ostomizados em UBS

Encontros acontecem desde 2017 no município./ Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde de Piumhi.

Débora Meira

PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi promove nesta quinta-feira, 7, o 4° Encontro dos Ostomizados, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Terra dos Santos.

Conforme a programação, abertura do evento e o credenciamento dos participantes inicia às 13h30, com a participação da secretária de Saúde,  Rosângela Terra. Às 14h30 acontece uma palestra, liderada pela enfermeira Amanda Silva Bacelar, seguida de outra palestra sobre “O cuidado da saúde mental dos pacientes ostomizados”, com o médico Carlos José Fernandes. O encerramento será às 15h30 com um coffee break. 

De acordo com o enfermeiro estomoterapeuta, Márcio Alves Ferreira, o primeiro encontro aconteceu em 2017, no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi.

“Nas últimas programações, aconteceu uma mudança muito grande, pois os profissionais puderam tirar dúvidas e aprender como lidar com o paciente com estoma. Nesses eventos ocorrem uma troca de vivência do dia a dia com os profissionais, além de tratar das dificuldades”, disse o enfermeiro.

“O evento é de extrema importância para a população na questão da prevenção, alimentação e como lidar com o paciente quando fica ostomizado, também chamado de cirurgia da vida, pois o indivíduo recebe duas datas de nascimento”, comentou Márcio.

Segundo ele, atualmente, a rede de saúde de Piumhi atende 21 pacientes ostomizados e a criação do evento surgiu para auxiliar essas pessoas.

Ostomia

A ostomia é um procedimento realizado para construir um novo caminho para as necessidades básicas, a mais comum é a colostomia, em que o paciente recebe uma bolsa para a saída de fezes. Mas também existem ostomias para saída de urina ou para ajudar na respiração ou na alimentação.

De acordo com o decreto presidencial nº 5.296/2004, as pessoas ostomizadas estão reconhecidas como pessoas com deficiência.

Segundo informações do Ministério de Saúde, em 2022, existiam mais de 400 mil pessoas com ostomia, procedimento que auxilia pacientes de câncer, vítimas de acidentes e pessoas com doenças inflamatórias intestinais.

Divulgação / Secretaria de Saúde de Piumhi.

Sair da versão mobile