Destaques Geral

Prefeitura de Pimenta oferece tratamentos terapêuticos da PICS

4 de novembro de 2024

Ambos os serviços compõem as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PIMENTA – A Secretaria de Saúde de Pimenta passa a disponibilizar na rede pública os tratamentos terapêuticos por quiropraxia e auriculoterapia. Os dois procedimentos compõem as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

De acordo com a secretaria, a quiropraxia é adequada para pacientes que buscam métodos naturais para alívio de dores e melhora do alinhamento corporal. A quiropraxia é uma técnica terapêutica que realiza ajustes manuais na coluna e nas articulações, promovendo o alinhamento e contribuindo para o alívio de dores, a melhora da postura e o bem-estar geral.

“Recomendada para tratar dores nas costas, no pescoço e nas articulações, a quiropraxia também é indicada para quem busca uma abordagem preventiva para a saúde e qualidade de vida”, destaca a secretaria.

Para acessar o serviço, o paciente deve obter encaminhamento de um fisioterapeuta ou médico ortopedista. Com o encaminhamento em mãos, ele deve se dirigir ao Centro de Saúde (setor de Fisioterapia) para agendar a avaliação inicial.

Em relação à oferta da auriculoterapia, a secretaria disponibiliza o serviço para pacientes que buscam alternativas para promover o bem-estar e aliviar sintomas físicos e emocionais.

“A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que estimula pontos específicos na orelha, os quais correspondem a diferentes áreas do corpo. Este método auxilia no tratamento de dores, ansiedade, insônia e outros desconfortos, promovendo equilíbrio e melhorias significativas na qualidade de vida”, ressalta.

Pacientes interessados em saber mais sobre a auriculoterapia e os benefícios devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para obter informações e orientações detalhadas.

DIU

A Secretaria de Saúde de Pimenta informa a disponibilidade do DIU de cobre como opção de planejamento familiar para mulheres.

Segundo o órgão, as pacientes que desejam obter mais informações e avaliar a viabilidade da inserção do dispositivo devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde serão orientadas sobre os detalhes do procedimento e as vantagens desse método.

“O DIU de cobre é um dispositivo em formato de “T”, que age como método contraceptivo eficaz e de longa duração, sem interferência hormonal. Sua atuação consiste na liberação de pequenas quantidades de cobre no útero, criando um ambiente que impede a movimentação dos espermatozoides e dificulta a fertilização”, aponta.

A secretaria reforça ainda que o dispositivo é altamente eficaz, pois proporciona proteção contraceptiva por até 10 anos após a inserção, é livre de hormônios, por ser uma opção segura para mulheres que preferem evitar hormônios ou possuem contraindicações, além de oferecer mais praticidade, pois dispensa manutenção diária, proporcionando segurança e comodidade.

Para obter mais informações sobre o DIU de cobre e avaliar a adequação como método contraceptivo, as interessadas devem procurar a UBS mais próxima e consultar com um profissional de saúde.