Carlos Renato
PIMENTA – A Prefeitura de Pimenta está investindo R$ 3,2 milhões em obras de revitalização que inclui um novo projeto de paisagismo no Complexo do Cristo Acolhedor.
O projeto de revitalização do local engloba o monumento, capela, praça de eventos e restauração dos fornos de cal, considerada a primeira indústria do município e que foram tombados pelo Patrimônio Cultural. A previsão é reinaugurar o local em maio de 2025.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Pimenta (Sectur), Paulo Esteves, as melhorias no local serão expandidas com a plantação de uma grande variedade de árvores, arbustos e plantas de jardinagem.
“Serão escolhidas espécies nativas que sejam adequadas ao clima e ao solo do local, garantindo assim a sua adaptação e crescimento saudável. Além disso, serão cuidadosamente planejados os espaços para a disposição das plantas, de forma a criar diferentes áreas verdes e coloridas, contribuindo para a estética do local”, aponta.
Paulo prevê ainda a instalação de sistemas de irrigação e de manutenção para garantir que as plantas recebam cuidados necessários para o desenvolvimento.
“Com essa introdução de uma variedade de flora, a revitalização do local não apenas trará beleza e cor, mas também contribuirá para a preservação da biodiversidade local e para a promoção de um ambiente mais saudável e sustentável para todos os frequentadores e a comunidade em geral, que será possível com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo”, afirma.
Segundo o secretário, a previsão da prefeitura é reinaugurar o espaço no evento do Festival da Coxinha Mineira – Mineiridade Nossa Cozinha, que está agendado para o mês de maio de 2025. As obras no complexo começaram na semana passada.
Complexo
O secretário ressalta que o local é um complexo turístico e de lazer importante para o município, principalmente para o desenvolvimento do turismo, na geração de empregos, na movimentação da economia e do entretenimento para os moradores e visitantes da região.
“O monumento Cristo Acolhedor, além de ser um marco turístico e religioso, representa um símbolo de acolhimento e paz para todos que o visitam. Sua presença no complexo turístico acrescenta valor cultural e espiritual ao local, atraindo turistas de diversas partes do mundo”, destaca.
Conforme o secretário, a praça de eventos é um espaço fundamental para a realização de festas, shows, feiras e eventos culturais, promovendo a integração da comunidade e fomentando a cultura local. “Além disso, o local contribui para a divulgação da cultura regional e para o fortalecimento do turismo na região”, disse.
Sobre os fornos do Patrimônio Cultural, Paulo ressalta que são elementos importantes para preservar a história e a tradição local. “Eles representam um patrimônio cultural que deve ser valorizado e preservado, contribuindo para a manutenção da identidade cultural da região”, afirma.
“Já as lanchonetes e lojas de conveniência presentes no complexo turístico oferecem comodidade e praticidade para os visitantes, além de promoverem a comercialização de produtos locais e artesanato, valorizando a cultura e a economia regional”, disse.
“Portanto, todo o complexo turístico e de lazer desempenha um papel fundamental no desenvolvimento turístico, cultural e econômico da região, contribuindo para o crescimento sustentável e a valorização do patrimônio local”, afirma.