Destaques Polícia

Prefeitura de Passos reforma prédio da 77ª CIA PM no centro

15 de abril de 2024

O IMÓVEL ESTÁ SENDO REFORMADO COM RECURSO DO MUNICÍPIO, PARCEIRO DA POLÍCIA MILITAR / Foto: Reprodução

Ézio Santos

Especial para a Folha

PASSOS – O 12º Batalhão de Polícia Militar, em Passos, deve receber, totalmente reformado, o prédio pertencente ao Estado e que fica na praça Monsenhor Messias Bragança, que passará a ocupar definitivamente todos os departamentos da 77ª Companhia de Polícia da corporação. A obra, custeada pela prefeitura, deve ser concluída em meados deste ano.

 

Localizado ao lado da igreja matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, onde era a sede da MinasCaixa, o imóvel já foi ocupado, há anos, pela companhia PM, sendo, por último, apenas para registro de boletins de ocorrência. Hoje, o atendimento é em uma das salas do Terminal Rodoviário, na Avenida Arlindo Figueiredo.

 

“Estamos na expectativa de que o retorno ao centro da cidade, após a reforma concluída, irá facilitar não só o trabalho dos policiais militares, oferecendo melhores condições estruturais, bem como haverá reflexos para toda a comunidade, desde o atendimento presencial ao público, até a instalação de todas as seções da companhia. Acredito que até julho próximo estaremos em casa nova”, comentou o comandante da 77ª Companhia de Polícia, capitão PM Diogo da Silva Rosa.

 

Desde de janeiro, o imóvel de três pavimentos, está sendo adaptado para oferecer plenas condições de trabalho aos policiais, servidores e ao público. A começar pela acessibilidade a cadeirantes com rampas, a partir da calçada e acesso ao andar térreo, onde terá garagem coberta para viaturas e motocicletas, o Posto de Atendimento para Registros de Ocorrências Policiais (Prop) ao público e sanitários, inclusive, com acessibilidade para deficientes físicos. Além disso, haverá outra sala para registro de ocorrências policiais e termos circunstanciados de ocorrências (TCO) com presos conduzidos em flagrante.

 

No segundo andar, estarão disponíveis as salas dos comandantes da 77ª Cia PM e 266ª Cia Tático Móvel, salas de seus auxiliares, a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), de reuniões e cozinha. O último pavimento contará com auditório e vestiários masculino/feminino, além da Central de Controle de Termos Circunstanciados de Ocorrências (Creds-TC).

 

O capitão Diogo da Silva Rosa revelou que havia um convênio com a prefeitura municipal, sendo que a obra de revitalização do prédio está orçada em R$ 650 mil, cujo projeto de lei para aplicação do dinheiro do município foi elaborado pelo Poder Executivo Municipal e aprovado pelos vereadores. Os projetos arquitetônicos e de engenharia foram elaborados pelo comando da Companhia PM em parceria com a Associação Comunitária para Assuntos de Polícia Ostensiva (Acaspo), avaliação e aprovação de profissionais da área da construção civil.

 

Atualmente, todas as seções da 77ª Cia, exceto o registro de BO, ocupam as dependências da Companhia Escola na sede do 12º Batalhão.