2 de maio de 2023
Pets com tutores de baixa renda são prioridades na distribuição de microchips./ Foto: Divulgação.
Yngrid Horrana
PASSOS – O Núcleo de Controle de Zoonoses e Animais Peçonhentos da Prefeitura de Passos deve implantar 2.057 microchips para implantação em cães e gatos de famílias de baixa renda. O material foi recebido na última sexta-feira, 28, e, segundo informações da prefeitura, o uso do equipamento vai auxiliar na realização do censo animal, implementação de políticas públicas, identificação, dados sobre vacinação e no resgate de animais perdidos.
O serviço será disponibilizado de forma gratuita e os interessados podem obter mais informações com o Núcleo de Zoonoses, por meio do telefone (35) 99119-4029.
Os dados coletados com a microchipagem estão inseridos no Sistema de Identificação de Animais Domésticos e poderão ser acessados por meio endereço eletrônico www.microchipagem.meioambiente.mg.gov.br.
Anualmente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) faz o levantamento de pelo menos 10% dos pets cadastrados no sistema.
O programa estadual de microchipagem “Conheça Seu Amigo” é apoiado pela Associação Pública do Município da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), que atua em 22 cidades, em conjunto com o Castramóvel. Os serviços são oferecidos de forma gratuita e são realizados por clínicas veterinárias, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e de Unidades Móveis de Esterilização.
Segundo informações da Semad, o Programa Estadual de Microchipagem de Animais Domésticos envolve a doação, por parte do Estado, de microchips para identificação de cães e gatos pelo método de aplicação subcutânea, além de leitores, cabendo ao município a aplicação dos microchips.
O objetivo, de acordo com a secretaria, é atender animais provenientes de comunidades de baixa renda, animais em situação de abandono, para doação sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil e áreas de superpopulação animal, buscando a melhoria da qualidade de vida da população beneficiada.