Luisa Scandorilli
PASSOS – A Prefeitura de Passos estuda a implantação da emissão digital da credencial de estacionamento para Idosos e PCDs a partir do ano que vem. A credencial, disponível desde o dia 25 de outubro no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), será vitalícia para os idosos.
Segundo o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o lançamento da credencial no formato digital é uma parceria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e visa facilitar a vida do cidadão, ampliar as facilidades e diminuir a burocracia.
“A gente está trabalhando todos os dias para inserir mais e mais serviços para facilitar a vida do cidadão, ampliar as facilidades e diminuir a burocracia”, explica.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a credencial, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalícia para os idosos. Pessoas com deficiência, terão a autorização mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
Para o uso da versão digital, segundo informa o ministério, só é possível vincular a credencial a um único veículo, que poderá ser alterado a qualquer momento.
Conforme explica o gerente de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro, Isidro dos Santos Monteiro, a verificação das credenciais vinculadas ao veículo estacionado será feita através de um aplicativo de fiscalização. Os agentes de trânsito e policiais, por meio da placa ou do seu QR Code, confirmarão se existe uma credencial vinculada ao veículo estacionado.
NAS RUAS
De acordo com o motorista de setenta e sete anos, Sebastião dos santos, o formato digital não o atenderá pois, segundo ele, o uso de seu smartphone limita-se a fazer chamadas e acessar redes sociais.
“Para mim esse credenciamento não vai atender, pois só uso meu celular para ligar e olhar minha rede social”, relatou.
Sebastião reconhece ainda a importância da nova credencial para uma maior acessibilidade e facilidade aos motoristas, tendo em vista que o documento digital não necessita de renovação.
“É importante, principalmente por não necessitar de uma renovação recorrente”, comentou.