Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura de Passos amplia horário no Cras, Creas e Cramp

funcionamento passou a ser das 7h às 17h, com atendimento ininterrupto

Tamiris Figueiredo

PASSOS – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) aumentou em uma hora o período de atendimento nas unidades do Centro de Referência Especializado em Atendimento à Assistência Social (Creas), Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos (Cramp) e para o CadÚnico.

Desde 1º de setembro, o funcionamento passou a ser das 7h às 17h, com atendimento ininterrupto. Antes, começava às 8h. Segundo a Sedest, a ampliação no horário tem como objetivo facilitar o acesso para mães e pais que trabalham em horário comercial (das 8h às 18h) e aumentar o acesso aos serviços para a população.

“O que nos motivou à mudança de horário, primeiramente foi para que a população tenha mais acesso aos nossos serviços, a mudança de horário foi uma opção para que a mãe ou qualquer outra pessoa do núcleo familiar tenha mais tempo para levar as crianças à escola e ainda poder acessar nossas políticas. É uma demanda que já havia sido solicitada e levantada pela secretaria para que houvesse essa mudança no horário de atendimento dos serviços para facilitar para o nosso usuário”, afirma a supervisora técnica da Proteção Social da Sedest, Joseane Reis.

A expectativa é que, com a mudança no horário, aumente o número de pessoas em vulnerabilidade social atendidas pelos serviços. Confira
Com essas mudanças nos horários de atendimento, o Centro de Referência em Assistência Social e Atendimento à Mulher (Cramp) espera alcançar um público maior.

Como funciona

O Cras tem como missão desenvolver as potencialidades, protagonismo e autonomia das pessoas. É um local onde a comunidade pode buscar apoio e orientação em diversas áreas, incluindo assistência social, educação e saúde.

O Creas, por sua vez, oferece acompanhamento técnico especializado por uma equipe multiprofissional, com o objetivo de fortalecer a capacidade de proteção das famílias e abordar situações de violência. Trabalha em estreita colaboração com várias instituições, incluindo o Poder Judiciário e o Ministério Público, para construir uma rede eficaz de proteção social.

O Cramp atua na prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. Sua equipe multiprofissional oferece acolhimento, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica, com o objetivo de fortalecer a autoestima das mulheres e empoderá-las em relação aos seus direitos.

O CadÚnico é um cadastro abrangente que registra informações sobre as famílias, incluindo documentação, renda, escolaridade e outras. Esse cadastro desempenha um papel vital na identificação das necessidades das famílias e na elaboração de políticas sociais eficazes.

Sair da versão mobile