S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp), deu início nesta segunda-feira, 15, a primeira “Gincana Sustentável”, que será realizada com os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.
Segundo a prefeitura, o objetivo da atividade, além de conscientizar os alunos sobre a destinação correta de materiais recicláveis, visa também a redução do volume de lixo que chega ao Aterro Sanitário Municipal.
De acordo com a administração, os alunos visitaram o aterro para que tenham noção do volume de lixo que é gerado no município e como a coleta seletiva é importante para o meio ambiente, pois o material poderia ser destinados às associações de reciclagem, reduzindo consideravelmente o volume que chega até ao local.
Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo prefeito Marcelo Morais, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, e por representantes da Cidassp.
Conforme destacou o prefeito, o início desta campanha tem como foco transformar São Sebastião do Paraíso na cidade mais limpa do Brasil. “É um desafio muito grande, mas hoje, com essas crianças aqui, vimos que é uma campanha que tem tudo para dar certo e eles estão interessados em participar desse processo”, destacou.
Segundo Marcelo, o município de São Sebastião do Paraíso, tanto zona urbana quanto rural, produz cerca de 50 toneladas de lixo por dia, um custo operacional, desde a coleta e limpeza urbana até a manutenção do aterro, de R$ 700 mil/mês.
“Este é um número que conseguimos reduzir drasticamente se tivermos uma campanha de reciclagem que funcione efetivamente. É o momento de fazermos isso porque estamos com a recuperação do aterro, com a construção de uma célula nova, ou seja, consertando mais um problema grave que pegamos”, ressaltou.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, nesta primeira etapa serão realizadas visitas para que as crianças de 1º ao 5º ano conheçam o aterro, visitas estas que devem acontecer nos próximos 15 dias com todas as escolas municipais.
“Queremos mostrar para essas crianças o que acontece com o lixo a partir do momento que ele sai da porta de suas casas. O primeiro impacto é importante para que desperte no aluno a importância da separação do lixo para que se reduza o volume que chega até ao aterro. Quando menos lixo é encaminhado para o local, mais recursos economizamos para investir em outras áreas”, disse.
Para a superintendente do Cidassp, Thais Ferreira Júlio, a realização da gincana é importante para orientar e conscientizar da população, uma vez que, as crianças levam para casa tudo o que aprendem na escola. “A gincana, além de contribuir com a redução do volume de lixo que chega ao aterro sanitário, também premiará alunos e escolas que mais contribuírem com a ideia”, ressaltou.
Segundo a prefeitura, a primeira fase, com visitas guiadas, acontecem do dia 15 de maio ao dia 7 de junho. Do dia 1 de junho a 22 de setembro será realizado um concurso onde os alunos vão produzir um reels sobre a importância da reciclagem. Do dia 6 de junho ao dia 1 de dezembro será a etapa da coleta e recebimento de materiais recicláveis nas escolas.