PASSOS – Com alta de 18% em quatro dias, a região ultrapassou 4 mil casos prováveis de dengue nesta semana. Segundo boletins divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), as notificações subiram de 3.568, no dia 23 deste mês, para 4.207, nesta segunda-feira, 27. Em Passos, os números aumentaram de 2.363 para 2.686 no mesmo período.
Entre os 27 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), apenas Doresópolis, Ibiraci e São Roque de Minas não tiveram registro da doença neste ano. De acordo com a SES, a região também tem nove casos prováveis de chikungunya, sendo cinco em Piumhi, um em Capitólio, um em Pimenta, um em Claraval e um em Pratápolis.
Passos, que teve aumento de 13,7% no número de notificações nos últimos quatro dias, é a cidade com maior número de casos no Sul de Minas e a segunda no estado, atrás de Montes Claros (7.264). Na última sexta-feira, o prefeito Diego Oliveira decretou situação de emergência em saúde devido à infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.
Além de Passos, as notificações de dengue também aumentaram na maioria dos municípios da região. Capitólio, com 551 casos prováveis de dengue, é a segunda cidade com maior número, seguida por São Sebastião do Paraíso (362) e Itaú de Minas (335), municípios da região com mais de cem registros desde o início do ano.
Minas
Minas atingiu 50.101 casos prováveis de dengue nesta segunda-feira, sendo 13.802 confirmados. Segundo a SES, o estado já registrou quatro óbitos confirmados por dengue neste ano e 21 óbitos estão em investigação.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 18.371 casos prováveis da doença, dos quais 4.536 foram confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por Chikungunya em Minas Gerais e um está em investigação. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 72 casos prováveis. Há um caso confirmado para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.
Piumhi
O departamento de Endemias, junto com a secretaria de Meio Ambiente e departamento de Estradas, realizou mais um dia de mutirão de limpeza no combate à dengue e outras arboviroses, no último sábado, 25. O bairro visitado pela equipe foi o Lagoa de Trás, segundo lugar onde estão sendo registrados os casos de dengue do município. No local, foram retiradas duas cargas e meia de materiais descartáveis e em desuso.
Paraíso
Também no último sábado, 25, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio do Controle de Zoonoses, realizou mais um mutirão de combate à dengue. Desta vez, a ação foi nos bairros Itamaraty e Jardim Alvorada, e contou com a participação de grande parte da população, que retirou materiais dos quintais que estavam acumulando água, ajudando na proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
No dia anterior, sexta-feira, 24, foi realizada na sede do 2º Pelotão de Bombeiros Militares de São Sebastião do Paraíso a reunião do Comitê de Arboviroses, com membros de diversos setores da prefeitura e entidades do município. A reunião foi conduzida pelo coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana, que apresentou as ações realizadas pelo setor no combate à dengue.