25 de setembro de 2024
Parque da Lagoinha é um dos locais para o lazer e o turismo no município paraisense./ FOTO: REPRODUÇÃO
S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso encaminhou para a Câmara o Projeto de Lei nº 5.669, que institui a Política Municipal de Turismo. A proposta prevê a revitalização do setor e a promoção do desenvolvimento social, cultural e econômico da atividade.
O PL foi lido durante a sessão ordinária na tarde de segunda-feira, 23, e tem como objetivo estruturar as atividades de turismo em conformidade com as diretrizes previstas no artigo 180 da Constituição Federal e com o artigo 242 da Lei Orgânica Municipal. A partir do projeto apresentado será estabelecido o norteamento do planejamento e a gestão da atividade em Paraíso.
De acordo com a proposição, serão definidos os princípios, diretrizes e objetivos do Sistema Municipal de Turismo. A legislação servirá de base para a composição e competência deste mecanismo, bem como o suporte financeiro às atividades turísticas. A iniciativa estabelece ainda o direcionamento acerca do Plano Municipal de Turismo que dará todo o suporte para o desenvolvimento do setor.
A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos foi a única a se manifestar em relação a proposição durante a reunião na Câmara. Ela defendeu que todas as comissões da casa possam participar ativamente dos debates e sugeriu que outros setores e segmentos ligados possam ser ouvidos e manifestar ideias e sugestões ao projeto.
“Temos no turismo uma vasta segmentação de onde se deriva a geração de emprego e renda, são muitas pessoas e setores envolvidos, tenho certeza que muitos poderão contribuir para aperfeiçoar o que está sendo apresentado”, disse.
O projeto foi acolhido pelo plenário sendo considerado objeto de deliberação. Inicialmente será remetido para análises junto a Comissão de Finanças, Justiça, Legislação e na Comissão de Turismo e Meio Ambiente para elaboração da Redação Final.
Antes da votação em plenário, não está descartada a possibilidade de ser convocada uma audiência pública para que membros e representantes de outros setores possam debater o projeto e contribuir com outras propostas para o melhoramento das atividades turísticas no município.
Em seu aspecto cultural a atividade de turismo possui um forte apelo principalmente em relação à festa da Congada, que abrange os ternos de Congo e Moçambique, bem como as Folias de Reis. A cidade recebe grande número de visitantes na época de sua realização.
Paraíso também é destaque e referência para o município o Hotel Termópolis por suas águas termais e medicinais, hotéis fazendas, o Morro do Baú, Morro da Mesa, cachoeiras e outras localidades.
Destaque ainda para as praças públicas e lugares como a Lagoinha, Fonte Luminosa, Parque Municipal da Serrinha, assim como aspectos relacionados à culinária, festas típicas, o artesanato e até mesmo o cultivo das lavouras de café.
Considerada “Cidade dos Ipês”, a época da florada também e um atrativo. Paraíso também tem proposta para se inserir em atividades como o esporte, com o recebimento de jogos e competições na Arena Olímpica, e planeja engajamento em conjunto com outros atrativos regionais como o Santuário de Santa Rita de Cássia e o Monte das Oliveiras em Alpinópolis para fomentar o turismo religioso na região.