Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura de Paraíso inicia prazo para matrículas em escola de música

Vanessa ensinando flauta aos alunos./ Foto: Divulgação.

Leonardo Natalino

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso abriu nesta quinta-feira, 8, o prazo para matrículas na Escola Municipal de Música. As inscrições podem ser feitas durante qualquer período do ano, desde que tenha vagas disponíveis. As aulas acontecem na rua Tiradentes, 941, no antigo Somep.

Segundo coordenadora do projeto, Vanessa Takahashi, as aulas ocorrem na sede da escola, no mesmo endereço do local da matrícula, sendo que, a disponibilidade de horários na maioria dos cursos, são nos turnos da manhã, tarde e noite.

Ainda de acordo com a coordenadora, alguns dos instrumentos ensinados são na escola: violino, viola erudita, violoncelo, teclado, violão, flauta doce, flauta transversal, trompete, trombone, saxofone, bombardino, clarinete, entre outros.

A faixa etária (para as aulas) é relativa, porque depende do instrumento musical que o aluno gostaria de aprender. No caso de crianças, estamos fazendo as inscrições para os violinos a partir de seis anos, ou um pouco menos. Depende do tamanho da criança e não há idade máxima”, disse Vanessa, sobre a idade dos alunos.

A Escola Municipal de Música é um projeto que ocorre desde outubro de 2023, mas que foi planejado desde 2021. Toda a mobília da escola de música foi somada a partir do descarte de escolas municipais e estaduais. Os móveis foram restaurados e reciclados, e a maioria dos instrumentos foram conquistados por meio de doações.

Oficina de música e violão

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro abriu inscrições gratuitas para a oficina de música e violão, que podem ser feitas até o dia 19 desde no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na rua Getúlio Vargas, 262.

Segundo a prefeitura, as vagas da oficina são limitadas e abertas para crianças, a partir de oito anos, adultos e idosos. Os locais das aulas e horários de cada turma são: Cras – das 8h às 9h30 e das 9h às 10h30; Recanto da Alegria – das 18h30 às 20h e das 20h às 21h30; e Centro de Formação São José – das 18h30 às 20h e das 20h às 21h30.

De acordo com a coordenação do Cras, os violões serão disponibilizados aos alunos. Paralelamente, também ocorrerão aulas da oficina, com foco no coral, no Lar dos Idosos, e aulas na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae).

Sair da versão mobile