21 de maio de 2025
Em 2023, conferência do Creas tratou sobre os problemas enfrentados pela população em situação de rua no município / Foto: Divulgação
Carlos Renato
S. S. PARAÍSO – A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promove nesta quarta-feira, 21, o “IV Seminário do Creas”, que abordará sobre a campanha nacional “Faça Bonito”, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Segundo informações da prefeitura, o evento, com o tema “Proteja nossas crianças: descortinando silêncios”, será realizado às 8h no Teatro Municipal Sebastião Furlan, reunindo profissionais da rede de proteção, autoridades, estudantes e a comunidade em geral.
“A proposta do seminário é provocar reflexões e fortalecer as estratégias de enfrentamento à violência sexual infantil, trazendo à tona temas que muitas vezes permanecem silenciados — dentro das famílias, das escolas e da sociedade. A programação foi cuidadosamente pensada para contemplar aspectos legais, sociais e psicológicos da problemática, bem como destacar o papel das instituições no acolhimento e proteção das vítimas”, destacou a Secretaria de Ação Social.
Cronograma
A abertura será às 8h, com coffee break e credenciamento. A partir das 9h, a psicóloga do Creas Denise Aguiar aborda o papel do serviço na proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Em seguida, uma apresentação cultural antecede a palestra do juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de São Sebastião do Paraíso, Jeferson Torres Freitas, que trata sobre a importância da articulação entre o sistema de justiça e a rede de proteção.
No período da tarde, a programação retorna com mais uma apresentação cultural e segue com a palestra da psicóloga Daianne Arantes Oliveira, coordenadora do Caps II Girassol, que vai aprofundar a análise dos impactos psicológicos do abuso sexual infantil. Logo após, será realizada uma mesa redonda com representantes de diferentes setores da rede de atendimento e proteção, mediada pela assistente social do Creas Patrícia Dutra Leal.
Participam da mesa a promotora de Justiça Luciana Bretas Baer, a psicóloga Elisabete Assis Campos, a conselheira tutelar Sílvia Botrel, a assistente social da Secretaria de Educação Aline Zucoloto, e o diretor da Escola Estadual Clóvis Salgado, João Pedro Menezes Jacinto. O encerramento está previsto para as 16h.
De acordo com a prefeitura, o Seminário do Creas acontece de dois em dois anos, com abordagens de temas relevantes para a sociedade. Em 2023, o evento tratou sobre os problemas enfrentados pela população em situação de rua no município.
Campanha
A campanha “Faça Bonito” tem como símbolo a flor amarela, que representa a fragilidade da infância e a urgência de protegê-la. Em São Sebastião do Paraíso, o seminário é uma das ações que reforçam o compromisso para a construção de uma sociedade mais segura e acolhedora para as crianças e adolescentes.