S. S. PARAÍSO – A Secretaria de Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em parceria com o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) “Ministro Darcy Ribeiro” e o Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) campus de Três Corações, oferece 50 vagas curso de Licenciatura em Letras – Libras.
De acordo com a prefeitura, serão oferecidas 50 vagas para a graduação, que é totalmente gratuita. Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de maio. É cobrada apenas a taxa de inscrição para o processo seletivo. O curso tem duração de quatro anos e será realizado no formato semipresencial, com 50% da carga horária presencial, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Os encontros obrigatórios ocorrerão no Polo UAB de São Sebastião do Paraíso.
A formação é voltada para quem deseja atuar como professor de Libras – tanto para surdos, como primeira língua, quanto para ouvintes, como segunda língua – nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O curso também busca preparar profissionais para o uso de tecnologias digitais em sala de aula, respondendo à crescente demanda da Educação Inclusiva.
Podem participar do processo seletivo candidatos com ensino médio completo. Há vagas reservadas para cotistas (estudantes de escolas públicas), pessoas com deficiência, população quilombola, pretos, pardos, indígenas e pessoas de baixa renda.
O edital do IF Sul de Minas está disponível e pode ser acessado para mais detalhes sobre o processo pelo site portal.ifsuldeminas.edu.br. Para consultas adicionais, a coordenação e a secretaria estão disponíveis por meio do telefone: (35) 3539-1101.
“Além de proporcionar acesso a um ensino de alto nível, a iniciativa também oferece possibilidades de crescimento profissional e pessoal, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com uma abordagem moderna e inclusiva. A formação acadêmica de excelência contribui não só para a qualificação profissional, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm a chance de se destacar”, afirma a prefeitura.