Yngrid Horrana
ITAÚ DE MINAS – A Prefeitura de Itaú de Minas deve investir cerca de R$ 600 mil na 2ª edição do “Festival Raízes”, que ocorre entre os dias 18 de agosto e 11 de setembro. O evento também marca a retomada da “Festa do Peão”, interrompida desde 2014, Queima do Alho e 12º Encontro de Motociclistas de Itaú de Minas. O encerramento do festival vai ter homenagem aos 36 anos de Itaú de Minas.
“A realização do Festival Raízes 2023 tem a expectativa de movimentar não só a cidade, mas toda a região, considerando os grandes eventos que serão realizados com portões abertos ao público todo os dias e, principalmente, o retorno da tradicional Festa do Peão de Itaú de Minas, uma das mais fortes identidades culturais da cidade e que, infelizmente, havia se perdido no tempo”, informa a Secretaria Municipal de Cultura.
Neste ano, o evento foi incluído no cronograma de atividades da 9ª Jornada de Patrimônio Cultural de Minas Gerais, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais, e tem como finalidade estimular os municípios na promoção de atividades socioculturais. Segundo a prefeitura de Itaú, o tema da jornada será “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”, sendo Itaú de Minas uma dessas rotas.
“Isso é um feito enorme do ponto de vista cultural, uma vez que o Festival Raízes está apenas em segunda edição e ainda assim já ganhou tamanha notoriedade no cenário estadual. Pode-se dizer que o Festival Raízes já nasceu fazendo história. Além disso, a participação de Itaú de Minas na jornada cultural do Estado de Minas Gerais pode trazer uma série de benefícios e oportunidades significativas”, afirmou a gestão, destacando o fomento de novos projetos para o município.
“Podemos citar a promoção da identidade cultural, a troca de experiências, a visibilidade, o networking e colaborações, o fomento à economia local, crescimento artístico e cultural, a divulgação da cultura para outros municípios, o apoio governamental e o reconhecimento”, ressaltou.
Cronograma
De acordo com a Prefeitura de Itaú de Minas, todas as atividades realizadas pelo Festival Raíz serão abertas ao público. “Estamos nos preparando para um grande público, especialmente no Encontro de Motos, na Queima do Alho e, claro, na Festa do Peão de Itaú de Minas”, informa a administração.
A abertura do festival conta com a inauguração do Parque de Energia Solar Zuel Calixto Pedroso e com apresentação das oficinas promovidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a partir das 19h, na Escola Municipal Engenheiro Jorge Oliva.
Entre os dias 25 e 27 de agosto, está prevista a 12ª edição do Encontro de Motociclistas de Itaú de Minas, no Parque Municipal de Eventos Sebastião Calixto, todos os dias a partir das 18h.
Também no parque, que deve ser inaugurado em breve, vai acontecer o Circuito Mineiro da Queima do Alho, previsto para o dia 3 de setembro. No dia 6 terá apresentações de música gospel.
No dia 7, a cidade conta com Desfile Cívico e com o hasteamento da bandeira, a partir das 8h. Às 17h, terá início o 15º Festival de Talentos do Ari Pimenta Bugelli.
Os últimos dias de evento contam com a retomada da Festa do Peão, que ocorre entre os dias 8 e 9 de setembro, das 18h às 2h, no parque municipal. Terá show de João Pedro e Cristiano, “Sambô” e com os cantores Edson e Hudson. No dia 10, das 8h às 16h, será a 2ª Cavalhada Raízes.
Dia 11, em comemoração aos 36 anos de Itaú de Minas, ocorrem apresentações musicais e circenses, com a Trupe do Circo Lonart, a partir das 17h, nas Praças Onofre Ferreira de Souza (do Triângulo) e Heleno de Andrade (do Baé), serão reinauguradas no mesmo dia.