Débora Meira
ITAÚ DE MINAS – A Prefeitura de Itaú de Minas adquiriu na última quinta-feira, 1º, veículo de UTI Móvel, que deve auxiliar nos atendimentos hospitalares do município. Segundo a prefeitura, o objetivo da aquisição é melhorar o transporte dos paciente e proporcionar maior agilidade da locomoção em situações graves, além de oferecer maior segurança e condições de intervenção para a equipe de saúde. A administração investiu cerca de R$ 304 mil.
Segundo o prefeito do município, Norival Francisco de Lima, a aquisição da UTI Móvel é de grande importância e necessidade para Itaú. “A partir dessa conquista, o município fica autossuficiente em uma situação de emergência e, também, favorece a economia em relação ao transporte de pacientes graves para hospitais de grande distância que exigem o transporte por UTI”, comentou.
“Antes da UTI Móvel ser utilizada nós iremos terminar o procedimento de emplacamento e, após esse processo o veículo já estará liberado. Essa UTI Móvel é mais um dos compromissos que administração cumpre do seu plano de governo na área da saúde”, enfatizou.
De acordo com a secretária de saúde, Emilaine Pereira Custódio, o veículo veio para complementar as ações médicas. “O Pronto Atendimento do Município já conta com o serviço de sobreaviso médico e a UTI móvel veio para acrescentar maior qualidade e segurança ao serviço de urgência e emergência”, disse.
“Uma das funções da UTI móvel é transferir pacientes do município entre hospitais, quando for necessário, com base em um protocolo. O veículo é utilizado para transporte, portanto não realizará tratamentos, a população será atendida de acordo com a gravidade e necessidade de cada paciente”, comentou a secretária.
Ainda conforme a secretária, o veículo estava nos planos da gestão atual desde o início do mandato, sendo que, o pedido da compra foi feito em maio de 2022, porém devido a intercorrências na empresa fornecedora, a entrega foi realizada apenas neste ano.
Segundo a prefeitura, a Câmara Municipal em 2022 atendeu o pedido e aprovou a abertura de crédito para que pudesse ser efetivada a aquisição do veículo.