4 de janeiro de 2025
Certame abria 27 vagas em diversos cargos à administração púbica. Prefeitura alega que a suspensão deve garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e responsável. / Foto: Reprodução
Carlos Renato
GUAPÉ – A Prefeitura de Guapé decidiu nesta sexta-feira, 3, pela suspensão do concurso público em tramitação no município. A medida vale por 90 dias e foi assinada pelo prefeito interino, Randerson Ribeiro (Nena), por meio de um decreto.
Segundo o decreto, a decisão de suspender o certame foi tomada após a análise de diversos fatores, que inclui: potenciais impactos financeiros que pode acarretar ao município; após consulta de informações preliminares fornecidas pelos secretários municipais sobre as vagas e cadastro de reserva previstos para o concurso; sobre a possibilidade de ajustes no número de vagas a serem disponibilizadas, conforme as reais necessidades da administração pública; além da identificação de indícios de possíveis irregularidades.
Conforme o documento, por conta desses fatores, a prefeitura necessitaria de um prazo adicional para a realização de estudos técnicos sobre os impactos financeiros das novas contratações e o impacto nos gastos com pessoal.
A Prefeitura de Guapé informa ainda que, durante o período de suspensão, a administração deve garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e responsável.
“A Prefeitura reitera o compromisso com a transparência e com a gestão fiscal responsável, garantindo que qualquer decisão tomada seja em prol do interesse público e do desenvolvimento sustentável do município”.
O decreto prevê ainda que após o prazo estabelecido, novas informações sobre o andamento do concurso serão divulgadas.
Certame
A abertura do concurso público em Guapé prevê o preenchimento de 27 vagas, além da formação de cadastro reserva. As oportunidades abrangem cargos para diversos níveis de escolaridade, como borracheiro, pintor, bombeiro hidráulico, eletricista, motorista, auxiliar administrativo, técnico em saúde bucal, arquiteto urbanista, dentista, médico veterinário, dentre outros cargos.
Segundo o edital, as inscrições iniciaram na última terça-feira, 31 de dezembro, e poderiam ser feitas até o dia 29 de janeiro.
Conforme dispõe o edital, os aprovados devem atuar com uma carga horária que varia de 20 a 40 horas semanais, recebendo salários entre R$ 1.569,30 e R$ 16.739,20, dependendo do cargo.