Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura de Guapé faz audiência pública para tratar da LDO 2026

No encontro foram apresentadas informações detalhadas sobre o cenário fiscal do município, metas fiscais, receitas, despesas, montante da dívida, riscos fiscais que visam garantir mais eficiência / Foto: Divulgação

GUAPÉ – A Prefeitura de Guapé promoveu na última quinta-feira, 10, uma audiência pública para apresentar e discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. O encontro, na Câmara, reuniu secretários municipais, servidores públicos de diferentes departamentos, vereadores, representantes de associações e membros da sociedade civil.

Conforme a prefeitura, a LDO é uma das principais ferramentas de planejamento da gestão pública. “Ela define as metas, prioridades e diretrizes que irão orientar a elaboração do orçamento municipal do próximo ano. Em outras palavras, ajuda a decidir como os recursos públicos serão aplicados, impactando diretamente áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, agricultura, turismo, entre outras”, informa.

Durante a audiência, foram apresentadas informações detalhadas sobre o cenário fiscal do município, metas fiscais, receitas, despesas, montante da dívida, riscos fiscais que visam garantir mais eficiência, equilíbrio e responsabilidade no uso dos recursos públicos.

“A participação da população é de extrema importância nesse processo. Apesar da presença de representantes da sociedade civil, a Prefeitura reforça que a contribuição popular pode e deve ser ampliada, com ideias, sugestões e questionamentos que reflitam os reais interesses e necessidades da comunidade guapeense”, ressalta a administração do município.

MP Itinerante

Uma reunião foi realizada para apresentar o funcionamento e os benefícios do projeto o Ministério Público Itinerante (MP Itinerante), com o objetivo de garantir acesso à justiça, à cidadania e aos direitos básicos de forma gratuita e acessível. Guapé recebe pela primeira vez o evento no dia 26 de junho.

O encontro teve a presença do prefeito Randerson Ribeiro, vereadores, representantes das secretarias municipais, lideranças comunitárias, religiosas e outras instituições. O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Rolando Carabolante, responsável por apresentar o funcionamento e os benefícios do projeto.

De acordo com a prefeitura, a ação acontecerá na praça Doutor Passos Maia, das 9h às 16h, com uma estrutura composta por unidades móveis, tendas e estandes, onde serão oferecidos diversos serviços para a população. A iniciativa conta com parcerias de órgãos como Tribunal de Justiça, INSS, Defensoria Pública, Emater, OAB-MG, Saae, Cemig, Senar, Correios, entre outros.

 

Sair da versão mobile