Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura de Delfinópolis promove palestra sobre aleitamento materno

Evento faz parte da conscientização do ‘Agosto Dourado’./ Foto: Divulgação.

Débora Meira

DELFINÓPOLIS – A Prefeitura de Delfinópolis promove nesta quarta-feira, 30, às 9h30, no Centro de Referência de Assistência Social, uma palestra sobre a importância do aleitamento materno. O evento será ministrado pelos convidados Luís Fernando dos Santos, pós-graduando em Direito da Seguridade Social, e Flávia Souza Proença, enfermeira mestre em Ciências da Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde de Delfinópolis, Elisa Campos, essa palestra já aconteceu em outros momentos no município e tem o objetivo de reforçar a campanha do ‘Agosto Dourado’. “Trabalhar esse assunto com as mães e profissionais de saúde é de extrema importância para conscientização dos benefícios da amamentação para o desenvolvimento infantil”, disse.

Segundo a secretária, todos os meses são realizadas palestras nas salas de espera das unidades de saúde, de acordo com a programação de campanha do mês. “A palestra é gratuita e aberta para toda a população. Teremos outros encontros como este para abordar diversos temas, na busca pelas ações de prevenção e promoção em saúde”, comentou.

Agosto Dourado

Para conscientizar a população, o mês de agosto é conhecido pela cor dourada por simbolizar a luta pelo incentivo e importância da amamentação materna. A data foi instituída pela Lei nº 13.435/2017, que determinou a realização de palestras e eventos sobre o assunto neste período.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de pessoas são salvas, por ano, devido ao aumento das taxas de amamentação.

Conforme ainda a OMS e a Unicef, o leite materno auxilia no desenvolvimento dos sistemas imunológico, neurológico e metabólico, além de trazer benefícios para a mãe, como diminuir o risco de câncer de mama, sendo exclusivo esse alimento até o sexto mês de vida da criança, podendo se estender até os dois anos ou mais de idade.

Sair da versão mobile