Carlos Renato
DELFINÓPOLIS – A Prefeitura de Delfinópolis realiza nesta sexta-feira, 14, a entrega de 360 óculos de grau a pacientes que foram atendidos pela “Carreta da Saúde”, que ficou instalada no município no mês passado. A ação acontece no coreto da praça Manoel Leite Lemos (Praça da Matriz), das 9h às 15h.
De acordo com a prefeitura, foram feitos 1.097 atendimentos gratuitos no veículo durante dois dias na cidade, que incluíram, além das consultas oftalmológicas, também exames de mamografias e de ultrassom.
Segundo a administração do município, a ação social contou com a participação do Instituto Álvaro Antônio, que promove acesso a serviços básicos à saúde, e teve a parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (Icismep).
“O objetivo principal da ação é acabar com as filas de espera para exames, procedimentos e atendimentos ofertados na rede pública de saúde. Dessa forma, todo apoio que nos permite otimizar e atender a um maior número de pessoas é muito bem-vindo”, afirmou a administração.
“Disponibilizar um maior número de mamografias, ultrassons, consultas oftalmológicas e também a armação de óculos reforça o compromisso com a saúde de toda a população”, destacou.
Acordo
A entrega dos óculos de grau foi possível após a prefeitura firmar um Acordo de Cooperação Técnica junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (Icismep). O documento foi assinado em janeiro e teve por objeto a cooperação conjunta entre a Secretaria de Saúde de Delfinópolis e o Icismep para a execução dos serviços de saúde.
De acordo com a prefeitura, o número de exames e consultas foram estabelecidos conforme necessidade e capacidade de execução do consórcio, ressaltando que a vinda do veículo para o município favoreceu o acesso à saúde para a promoção e reduziu as filas de exames de mamografias, ultrassonografia e de oftalmologia, para o interesse público.
Conforme aponta o acordo, os pacientes foram encaminhados para o consórcio, via sistema de regulação próprio, no qual foram abertas as vagas dos serviços e preenchidas com solicitações da fila de espera. O consórcio, por sua vez, informou ao município quais pacientes compareceram ao exame e quais faltaram, para acompanhamento do serviço.
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