15 de julho de 2023
Encontro reuniu 17 pessoas que são assistidas pelo Creas do município./ Foto: Divulgação.
Yngrid Horrana
CÁSSIA – A Prefeitura de Cássia promoveu o encontro do “Café com Dignidade”, projeto desenvolvido no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), que tem o objetivo de oferecer assistência às pessoas que estão em situação de rua. Segundo a administração, o evento teve a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e da Secretaria de Saúde.
De acordo com a prefeitura, o encontro teve palestra sobre saúde mental com o psicólogo Messias Alberto, aplicação de vacinas contra a gripe e antitetânica e agendamento de exames ginecológicos e mamografia. A confraternização ainda contou com apoio da Barbearia V.L., que ofereceu corte de cabelo, barba e design de sobrancelha para os participantes do evento.
Segundo o coordenador do Creas, Giulian Braga, o programa é uma ação do Serviço de Abordagem Social com encontros a cada dois meses. “Desta vez, o evento reuniu cerca de 17 participantes e realizamos uma roda de conversa sobre saúde mental com o objetivo de refletir com os participantes sobre os mitos e fatos relacionados ao tema”, disse.
De acordo com o coordenador, o papel das secretarias é fundamental para a garantia dos direitos das pessoas em situação de rua. “Esses eventos são importantes porque visam garantir que esse grupo possa ser orientado quanto aos seus direitos e deveres, além de restaurar a autoestima e autonomia dos usuários. Os encontros buscam promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas ofertadas no município, na perspectiva da garantia desses direitos”, enfatizou.
“Esses encontros bimestrais do ‘Café com Dignidade’ auxiliaram na construção gradativa de vínculos de confiança entre os usuários e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e favorecem o desenvolvimento do trabalho social continuado com as pessoas atendidas. Tais ações podem possibilitar encaminhamentos para a rede de saúde e tratamento de dependência química, assim como podem viabilizar o acesso à documentação pessoal, encaminhamentos para atualização do CadÚnico, entre outros”, disse.