Vinícius Borges
CÁSSIA – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura de Cássia, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoveu nessa quinta-feira, 17, o 4º Café com Dignidade de 2024 para pessoas em situação de rua.
Segundo a prefeitura, o objetivo é estreitar os laços entre a equipe do Creas, pessoas em situação de rua e a rede de serviços públicos do município. Os encontros também são utilizados para auxiliar a população em situação de rua e oferecer acesso aos serviços públicos municipais, tratamento da dependência química, benefícios sociais e outras ações.
Nesta quinta, os participantes foram apresentados ao conteúdo da cartilha “Garantia de Direitos das Pessoas em Situação de Rua e a ADPF 976/2023” lançada no início deste mês pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais (Sedese).
Segundo a Secretaria, foram explicadas algumas consequências da decisão do Supremo Tribunal Federal para os municípios brasileiros e sobre a orientação em subsidiar as gestões municipais na implementação de ações e estabelecimento de diretrizes essenciais para a proteção e garantia de direitos das pessoas em situação de rua e que os municípios devem adotar medidas concretas para assegurar o acesso a serviços básicos e políticas públicas.
O Creas atende a população em situação de rua na cidade de Cássia por meio, por exemplo, do Serviço Especializado de Abordagem Social, que acolhe, orienta, e supre as necessidades de primeira ordem, e a cartilha elaborada pela Sedese vem ratificar aquilo que já é feito, de acordo com a realidade e possibilidades do município.