Ícone do site Folhadamanha

Prefeitura de Capitólio investe em ações ambientais em escolas

A prefeitura prepara dinâmicas interativas e palestras para a conscientização dos alunos./ Foto: Divulgação.

Rafael Marcon

CAPITÓLIO – A Prefeitura de Capitólio planeja novas ações de conscientização sobre reciclagem e coleta seletiva para os alunos da rede municipal e estadual. A administração planeja realizar programas de educação ambiental ao longo do ano, priorizando as datas que são considerados marcos para o meio ambiente. No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, as escolas receberam equipes que realizaram ações em prol da sustentabilidade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do município, Wesley Almeida Teixeira, para o aprendizado das crianças a respeito do tema são realizadas palestras e dinâmicas interativas. “A informação é passada de várias formas, dependendo da idade das crianças. Inicialmente é levado para as crianças o conceito da coleta seletiva e a importância da separação, trazendo o viés ambiental, econômico e social. Após, o seguimento é através de gincanas interativas ou palestras”, disse.

Este ano já trabalhamos com algumas turmas. Além disso, haverá novas ações nas escolas. Sempre priorizando as datas que são marco para o meio ambiente, tais como Dia Mundial da Água, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Árvore, entre outras. As escolas que recebem este programa de conscientização são: Escola Municipal Elias Teodoro, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Irene, Escola Estadual Coronel Lourenço Belo e Escola Estadual Modesto Antônio de Oliveira”, disse.

Segundo Teixeira, as ações também priorizam temas como a reciclagem e consumo consciente. “A coleta seletiva é a melhor solução para o problema do excesso de lixo e seus impactos ambientais quando não há possibilidade de redução ou reutilização. Nas ações também são destacados pontos importantes da redução ou reutilização. A prática da coleta seletiva ajuda a diminuir o consumo de matéria-prima, já que possibilita a transformação dos materiais descartados em matéria-prima para fabricar novos produtos”, disse.

A promoção da cultura de reciclagem, com a educação ambiental nas escolas é uma ferramenta poderosa. Dessa forma, as crianças já são conscientizadas da sua responsabilidade com o meio ambiente, e assim se transformam em divulgadores dessa cultura, fazendo com que essa sensibilidade se estenda além do ambiente escolar”, afirmou o secretário.

De acordo com a prefeitura, o investimento para os programas de educação ambiental é feito por meio de flyers e equipes que executam as ações nas escolas. No ano passado, o projeto de conscientização em prol do meio ambiente já era realizado nas escolas. Em outubro de 2022 por exemplo, os alunos da E. E. Coronel Lourenço Belo aprenderam sobre coleta seletiva e reciclagem e ainda revitalizaram na prática o jardim da entrada da escola.

Sair da versão mobile