Vinícius Borges
CAPITÓLIO – Até 31 de janeiro, o horário de visitação nos Cânions de Capitólio será ampliado em uma hora. Segundo informações da prefeitura do município, os turistas poderão visitar a atração entre 9h e 17h. O antigo horário era até as 16h.
De acordo com secretário de Turismo e Cultura de Capitólio, Cristiano Lopes Ventura, o objetivo é oferecer, neste período de férias, uma experiência turística mais tranquila no atrativo.
“Nossa expectativa é que mais de 50 mil turistas passem pelos Cânions neste mês. Inclusive, fizemos um comunicado oficial e divulgado em redes sociais a fim de deixar muito bem-informado nossos turistas e quem trabalha com turismo no geral”, disse Cristiano.
Segundo o secretário, esse horário especial não ocorre todo ano, contudo foi uma sugestão dele e aprovada pelo prefeito Cristiano Geraldo da Silva, com o objetivo de atrair mais turistas para conhecer os Cânions de Capitólio.
Em 2024, no mesmo período, o atrativo recebeu 37.422 mil turistas, conforme dados divulgados pela prefeitura e colhidos por meio do observatório do turismo.
Ainda de acordo com Cristiano, os principais atrativos do Lago são: os Cânions, a Lagoa Azul, o Vale dos Tucanos, a Cascatinha e a Cachoeira da Ilha.
O Mirante dos Cânions é um dos mais belos pontos turísticos da região, oferece vista incrível das formações rochosas e das cores vibrantes do Lago de Furnas. No entorno da atração, foi criado um complexo turístico com ponte pênsil, tirolesa dupla, trilhas, acesso a cachoeiras e diversos pontos para a contemplação dos paredões.
Já a Cachoeira Lagoa Azul é um dos destinos mais procurados, principalmente, por conta das águas cristalinas que atraem cada vez mais admiradores. Atualmente, sua entrada é livre para os hóspedes da pousada e aberto para visitação mediante o pagamento de uma taxa de preservação.
Outra atração muito visitada é o Vale dos Tucanos. Cercado por grandes paredões rochosos, a pequena faixa de água da Represa de Furnas é um caminho excelente para o visual do vale. Este caminho até o pequeno trecho é permeado de cenários com ótimos pontos para mergulho.
Por fim, a região da Cascatinha é famosa pelas águas cristalinas e os imponentes cânions, sendo um lugar incrível e imperdível para quem ama a natureza. Ainda é possível chegar até a Cascatinha navegando ou por uma trilha, dessa forma podendo admirar a beleza dos cânions e da queda d’água, perfeita para se refrescar em dias quentes, a recompensa é vivenciar uma experiência inesquecível.
“Hoje, os passeios de lancha são controlados por agendas pelas empresas, e tem horários já padronizados com embarques as 9h, 12h e as 15h. Acontece que sempre tem atrasos nas saídas, fazendo que o último horário fosse prejudicado ou até mesmo cancelado porque não daria tempo de chegar ao atrativo antes do encerramento. Com o horário especial é possível fazer o embarque até as 16 horas com mais tranquilidade para os turistas”, afirma o secretário em relação a importância da criação desse horário especial.