24 de março de 2025
Previsão do Centro Integrado de Vigilância em Saúde de Capetinga é realizar outros serviços de combate a escorpiões no decorrer do ano / Foto: Divulgação
Carlos Renato
CAPETINGA – A Prefeitura de Capetinga promoveu uma dedetização em cerca de 250 bueiros e 150 poços de visita com o objetivo de eliminar ou diminuir a incidência de baratas e escorpiões nesses locais. A ação aconteceu no decorrer da semana passada em diversos pontos da cidade.
Segundo a coordenadora do Centro Integrado de Vigilância em Saúde, Lara Luiza de Souza, a dedetização foi realizada em dois dias para o controle de pragas e foco na eliminação dos insetos. Ela afirma ainda que o serviço também foi realizado em três escolas municipais da cidade.
“O trabalho percorreu todos os bairros, com a utilização da bifentrina líquida, produto apropriado para esse tipo de serviço, sendo aplicado por meio de polvilhamento nas galerias e bueiros. A bifentrina precisou ser pulverizada e diluída ao óleo mineral, para gerar a nebulização dentro dos poços”, explicou Lara.
Conforme a coordenadora, a dedetização é um procedimento eficaz, pois combate a proliferação de pragas e insetos, previne o aparecimento de transmissores de doenças e colabora com a saúde da população, evitando que o escorpião, por exemplo, chegue às residências através da rede de esgoto.
O serviço de controle de praga em Capetinga teve a participação da Seção de Vigilância em Saúde, da Seção de Compras e Suprimentos, da Secretaria de Projetos e Obras Públicas, da Secretaria de Educação, além da empresa especializada que foi contratada para execução dos trabalhos.
Segundo Lara, a previsão do Centro Integrado de Vigilância em Saúde é que, no decorrer de 2025, sejam realizados outros serviços para combater a ocorrência de escorpiões pela Vigilância Epidemiológica, através de remoção de insetos e orientação aos moradores.
“Também durante o ano será realizado alguns mutirões de limpeza, que é muito eficaz para o combate ao escorpião. Também deve ser realizado outras dedetizações na cidade” informou Lara.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, o município de Capetinga registrou 35 notificações de acidentes com animais peçonhentos no ano passado, sendo 17 ocorrências envolvendo escorpiões. Em 2025, o Sinan aponta quatro casos de acidentes, sendo dois de escorpiões.
Capacitação
A Prefeitura de Nova Resende promoveu uma capacitação sobre manejo de escorpiões, com aula prática de captura noturna. O encontro teve a participação dos agentes de Combate às Endemias do município.
A prefeitura destacou que o trabalho preventivo é essencial para reduzir os riscos de ataque e garantir mais segurança à população.
Foto: Divulgação