Débora Meira
S. J. BARRA – A Prefeitura de São José da Barra realizou na semana passada, a Plenária Municipal de Saúde. O tema discutido no evento foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. Segundo a administração, a realização do encontro cumpri a etapa municipal da 10ª Conferência Estadual de Saúde e 17ª Conferência Nacional de Saúde.
De acordo com o secretário de saúde, Paulo Renato Gomes, foram discutidas melhorias na saúde durante a reunião. “As conferências acontecem a cada quatro anos, em cada governo, como ano passado aconteceram eleições estaduais e federal, os dois governos elaboram seus respectivos planos de saúde para subsidiar as ações nas três esferas. Portanto, foram feitas quatro propostas a nível estadual e duas a nível federal”, disse.
“As propostas estaduais foram reivindicações voltadas para ampliar o serviço de residência terapêutica, viabilizar uma base regional para os insumos de controle de arbovirose, rever os valores da tabela do SUS, revogação da emenda constitucional EC 29/2016. Enquanto que, as federais foram em relação em oferecer maior investimento para a média complexidade e garantir recursos financeiros e estruturas de funcionamento dos conselhos de saúde”, comentou.
Segundo o secretário, estiveram presentes na reunião cerca de 85 pessoas, que englobam profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) local, prestadores de serviços e os membros do Conselho de Saúde Municipal.
“Como a data da Conferência Municipal foi prorrogada, agora ocorrerá a estadual, que vai realizar propostas estaduais e federais. Em seguida, o governo federal deve elabora o plano com vigência a partir de 2024. Por enquanto, são utilizadas as propostas do mandato anterior e, deve ser acrescidas novas ideias para elaborar um novo plano”, disse.
“A reunião é importante para a cidade porque é um momento de solicitar e reivindicar ao estado e ao Ministério da Saúde, as melhorias que são necessárias”, disse o secretário sobre a importância da Plenária.