Carlos Renato
PASSOS – O Departamento Pessoal, da Prefeitura de Passos, convocou 65 aposentados e pensionistas do município para a prova de vida obrigatória, que deve ser feita anualmente. A não realização desse procedimento, até o dia 8 de agosto, pode resultar na suspensão do pagamento do benefício previdenciário.
Segundo informa a diretora do Departamento Pessoal, Paula Carolina Avelar, esse grupo de aposentados e pensionistas deve comparecer no setor, que fica localizado na sede da prefeitura, munidos de um documento pessoal com foto, para preencher a Declaração de Prova de Vida. “Nessa declaração colhemos a assinatura e deve ser repetido esse procedimento todo ano”.
Conforme aponta a diretora, a prova de vida serve para confirmar que o beneficiário ainda está vivo e, assim, garantir a continuidade do pagamento do benefício.
“Sem essa comprovação, a Prefeitura de Passos não teria como saber se o dinheiro aplicado nesse benefício estaria sendo destinado à pessoa correta, podendo abrir espaço para possíveis fraudes, o que gerariam prejuízos aos cofres públicos”, alerta.
Paula informa ainda que, caso a prova de vida não seja realizada até o dia 8 de agosto, o pagamento do seu benefício será bloqueado temporariamente.
“Essa medida é fundamental para garantir a segurança dos recursos e evitar pagamentos indevidos a pessoas já falecidas. Se o seu pagamento for bloqueado, será necessário comparecer à Prefeitura de Passos para comprovar que está vivo e regularizar a situação”, ressalta.
Segundo Paula, é importante esclarecer que, essa prova de vida, nesse caso, não se aplica aos aposentados e pensionistas que recebem os benefícios diretamente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Esta medida é exclusiva para os aposentados e pensionistas que recebem seus proventos pelo antigo estatuto do município. Fique atento para não perder o prazo e garantir a continuidade desse benefício municipal”, reforça a diretora.