S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou nesta quinta-feira, 20, a análise do solo para atestar a qualidade da base em um trecho da estrada da Guardinha. Segundo a administração, o local deve receber a imprimação e a pavimentação asfáltica na próxima semana.
Conforme o laboratorista, José Carlos Bazo, esta é uma etapa importante do processo, de um trabalho que grande parte da população sequer tem conhecimento de como é realizado. Segundo ele, tudo começa com o tratamento do subleito, uma camada de 20 cm depois da regularização do solo.
“O subleito exerce uma função semelhante a uma fundação, já que será ela que receberá toda a carga absorvida pelo pavimento. Esse subleito é preparado com a gradiação do solo, umidificação e compactação com o rolo pé de carneiro”, disse.
“Após esse processo é realizada um ensaio, que analisa a qualidade do material. Posterior é realizado outro ensaio de funil e areia, que consiste em calcular a massa específica aparente seca e, consequentemente, o grau de compactação do solo. Todos esse trabalho de análise é realizado para que não haja nenhum problema após a pavimentação asfáltica”, explicou.
De acordo com o laboratorista, após todos os ensaios é passada a patrol para alinha a estrada e o rolo liso, para só então, a estrada receber a imprimação e, após 72 horas, a capa asfáltica. “É um trabalho importante, não é apenas pegar a estrada e vir com o asfalto por cima. É um processo demorado e que exige muito estudo. Mas os trabalhos estão muito adiantados e logo estamos chegando a Guardinha”, disse Bazo..