Ícone do site Folhadamanha

Prefeitos e gestores de Saúde da região participam do Conexão Minas-Saúde Regional

: Evento reforça articulação entre municípios e Estado para fortalecer o SUS na microrregião de Passos / Foto: Divulgação

PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), promoveu nesta quinta-feira, 10, o evento Conexão Minas-Saúde Regional, reunindo prefeitos e secretários de saúde dos 27 municípios vinculados à SRS. O encontro foi realizado no auditório da sede da Ameg, com o objetivo de debater os desafios da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios.

A palestra de abertura foi conduzida pelo presidente da Ameg e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou os entraves enfrentados pelas gestões municipais diante da complexidade do sistema de saúde.

“O nosso desafio não é só com a Secretaria Estadual de Saúde e com as regionais de saúde, mas com todas as regionais. Precisamos debater assuntos importantes e colocar o dedo na ferida. É o momento de juntar forças para chegar mais perto do cidadão. A Ameg está à disposição para ser esse elo de fortalecimento das nossas políticas públicas regionais”, pontuou.

Em sua fala, Marcelo reforçou ainda que a resolutividade da saúde muitas vezes escapa da alçada dos prefeitos, embora recaia sobre eles a maior cobrança. “Existe um distanciamento muito grande de resolutividade por parte dos prefeitos em relação aos casos de saúde, que não dependem deles. Isso tem cansado as equipes. É preciso coparticipação entre as instâncias estadual e municipal para que o fluxo da saúde funcione”, disse.

A superintendente regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, também ressaltou a importância do evento como espaço de diálogo e fortalecimento da gestão.

“Nós temos feito um trabalho conjunto com a Ameg justamente para fortalecer os prefeitos nas tomadas de decisões em saúde. Um evento como esse vem para conectar as pessoas e reforçar a gestão, além de apresentar como funciona o SUS e os staffs da Secretaria de Estado da Saúde”, aponta.

Kátia destacou ainda o trabalho do prefeito de Paraíso na busca por melhorias na saúde pública. “Uma das grandes entregas de saúde que tivemos para a nossa regional é o Centro de Tratamento de Queimados, inaugurado na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, que é polo de micro. Só temos três unidades deste porte em todo o Estado. Hoje, Paraíso se equipara ao Hospital João XXIII em número de leitos de UTI, e temos agora também a Santa Casa de Poços de Caldas com este nível de atendimento de grandes queimados”, afirma.

A superintendente também mencionou a Santa Casa de Misericórdia de Passos, que está em processo de credenciamento junto ao SUS para a realização de implantes de marca-passo CDI.

“Estamos credenciando e habilitando a Santa Casa de Passos como centro de referência em cardiologia para que possamos oferecer este tratamento via SUS. Hoje, uma cirurgia particular desse tipo custa em torno de R$ 60 mil”, explicou.

Além dos secretários de saúde de todos os municípios integrantes da SRS/Passos, estiveram presentes no encontro os prefeitos Reginaldo de Mendonça (Capetinga), Cristiano Geraldo da Silva (Capitólio e presidente da Alago), Danilo Oliveira Campos (Córrego Fundo), Maria da Conceição dos Reis Pereira (Jacuí), Eder Aparecido de Paula Garcia (São João Batista do Glória) e Marcelo Rodrigues da Silva (São José da Barra).

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile