Ícone do site Folhadamanha

Prefeitos da região participam de congresso mineiro de municípios

Evento contou com a presença de autoridades, agentes municipais e políticos da região / Foto: Reprodução

ROBERTO NOGUEIRA

 

PASSOS – Os prefeitos da região estiveram presentes no 39º Congresso Mineiro de Municípios realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), movimenta o cenário político mineiro, com a presença de autoridades, agentes municipais e políticos para discutir questões essenciais relacionadas ao futuro das cidades e das eleições municipais.

Segundo a AMM, a pauta municipalista também esteve no centro dos debates, com reuniões e articulações de lideranças municipalistas, parlamentares e representantes dos governos estadual e federal.  O congresso teve uma programação com mais de 300 palestras temáticas relacionadas às cidades inteligentes, como inovação, tecnologia, governança, mobilidade urbana e proteção ao meio ambiente.

Conforme ainda a associação, o evento também proporcionou a realização de fóruns e salas técnicas debateram questões relacionadas as mudanças climáticas e catástrofes naturais, iluminação pública, gestão de consórcios, convênios e contabilidade. Na pauta das conversações foi tratado sobre a nova lei para contratação de agências de publicidade, comunicação em ano de eleições, licitação e contratação pública, além dos principais temas relacionados à saúde, educação, meio ambiente, assistência social, esporte, lazer, cultura, turismo, economia e desenvolvimento econômico.

“Neste ano, de eleições municipais, a AMM ofereceu um congresso totalmente voltado ao encerramento de mandato, às eleições municipais e ao futuro das cidades, com palestras ministradas por especialistas que são autoridade nas principais áreas da gestão pública, com acesso a informações privilegiadas, formas modernas de gestão de recursos e projetos”, destacou Marcos Vinícius, presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano.

Para o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, o congresso foi um momento importante para debater propostas, buscar alternativas e estabelecer contatos e parcerias para futuras ações que serão realizadas neste final de mandato. Ele citou como exemplo o apoio recebido do secretário especial adjunto de assuntos federativos, Marcos Vieira Margonari. “Uma pessoa importante que tem nos ajudado nos nossos pleitos junto ao Governo Federal”, comenta. Citou ainda Janderson Moreira, que auxiliou o município em recente demanda junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, disse Morais.

“Trata-se de um evento importante que reuniu os prefeitos mineiros aqui, para o debate de vários temas, como a desoneração da folha, as questões de fomento de receita dos municípios, que tem arcado com serviços públicos no âmbito do Estado e da União e não tem tido a contrapartida em relação ao que temos feito”, reforçou Morais.

O prefeito de Cássia, Rêmulo Carvalho Pinto, acompanhado do funcionário do setor de Controle Interno, Edmilson Silveira, também marcaram presença no congresso. “Um dos momentos esperados do Congresso é a entrega das principais homenagens concedidas pela AMM às autoridades que se destacaram na defesa dos municípios de Minas Gerais. A Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo é reconhecida como a mais alta condecoração conferida pelos prefeitos mineiros às personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho em favor do municipalismo”, disse a prefeitura em nota.

“É com alegria que divido com vocês a medalha do mérito municipalista que recebi em Belo Horizonte como forma de reconhecer a nossa atuação na defesa dos municípios do sudoeste mineiro e dos cidadãos de Alpinópolis e região. Sou um defensor do desenvolvimento regional com foco na gestão cooperativa entre os municípios-membros e com a visão de uma gestão pública descentralizada e eficiente”, enfatizou o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire.

Sair da versão mobile