CARLOS RENATO
PIUMHI – O prefeito de Piumhi, Paulo César Vaz, assinou na última segunda-feira, 10, a ordem de serviço para a realização da extensão de rede elétrica em seis ruas do município. A obra será executada pela empresa STOA Soluções e Energia Ltda, situada no Espírito Santo, com previsão de término para o segundo semestre deste ano.
Segundo a prefeitura, as ruas contempladas são a Antônio Alvino Terra, no bairro Nova Piumhi; Marcílio Olinto de Oliveira, no bairro Novo Tempo; João Pereira de Barros, próximo à ponte; Floriano Peixoto; Regina Soares de Barros, próximo ao Trevo do Centenário; e subida da estrada da Cruz do Monte.
De acordo com a administração, a extensão de rede elétrica será fundamental para garantir uma iluminação pública eficiente e segura. Além de melhorar a visibilidade nas vias, a prefeitura acredita que a extensão deve contribuir para a segurança de pedestres e motoristas, além de valorizar os imóveis e proporcionar maior conforto aos moradores.
Pavimentação
Na última semana, a prefeitura iniciou o calçamento em pedra poliédrica no final da rua Marechal Deodoro. Segundo a administração, esta iniciativa não apenas visa transformar a estética das vias públicas, mas também promete aumentar a durabilidade e a redução dos custos de manutenção, beneficiando diretamente os moradores locais.
De acordo com a prefeitura, o calçamento em pedra poliédrica se destaca pela resistência excepcional e capacidade de suportar tráfego intenso, tornando-se ideal para ruas com alto fluxo de veículos e pedestres. Além disso, seu design poliédrico proporciona uma superfície antiderrapante, promovendo a segurança dos transeuntes mesmo em condições climáticas adversas.
A prefeitura prevê ainda que o projeto deve ser expandido para outras áreas da cidade nos próximos meses, conforme planejamento estratégico da Secretaria de Obras. A próxima localidade beneficiada será a subida da Cruz do Monte.
Instalação de canteiros
A empreiteira responsável pela edificação da rotatória no bairro Pindaíbas iniciou a instalação do canteiro de obras. Segundo a prefeitura, a ordem de serviço foi assinada há duas semanas pelo prefeito Paulo César Vaz.
Conforme a prefeitura, a rotatória é a solução proposta para garantir um fluxo de veículos mais seguro nos cruzamentos entre as ruas Padre Abel e João Pereira de Barros e as avenidas Francisco Machado e Dr. Oswaldo Soares Machado.
A administração ressalta ainda que este entroncamento é um dos pontos mais movimentados da malha viária da cidade, servindo como ligação entre o centro e um dos bairros mais populosos, além de ser acesso à rodovia MG-341 e às áreas de atividades ligadas ao agronegócio mais desenvolvidas do município.
O projeto está sendo executado pela empresa Bau Construtora e Mineração Ltda., de Passos, vencedora do processo licitatório recentemente realizado pelo município. A previsão é de que a rotatória seja concluída no segundo semestre deste ano.